Há exatamente dez anos, o torcedor do Corinthians comemorava uma grande vitória diante do rival São Paulo. No dia 22 de agosto de 2010, o Timão derrotou o Tricolor Paulista pelo placar de 3 a 0, no Estádio do Pacaembu, pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

Sob gritos de “o freguês voltou!” e “olé”, a equipe alvinegra sufocou o clube do Morumbi e venceu tranquilamente o Majestoso. Os gols foram marcados pelos volantes Elias, duas vezes no primeiro tempo, e Jucilei, na etapa final. Com boas defesas, o goleiro Rogério Ceni ainda impediu que a derrota fosse pior.

Comandando por Adilson Batista, o Corinthians entrou em campo com: Julio Cesar; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos (Edu); Ralf, Elias (Paulinho), Jucilei e Bruno César; Jorge Henrique e Iarley (Souza).

Já o Tricolor, que tinha Sérgio Baresi como técnico, jogou com a seguinte formação: Rogério Ceni; Jean, Xandão, Miranda e Junior Cesar (Sérgio Mota); Casemiro, Rodrigo Souto (Richarlyson), Cléber Santana e Marlos (Marcelinho); Fernandão e Ricardo Oliveira.

Com o resultado, o Timão deu sequência a uma hegemonia de três anos e meio sobre os rivais. A última vitória do São Paulo no clássico havia sido em 11 de fevereiro de 2007, pelo placar de 3 a 1, pelo Campeonato Paulista. No período, o clube alvinegro somou seis triunfos em dez jogos, além de quatro empates.

O Tricolor só conseguiu quebrar o tabu dois jogos e sete meses depois, quando venceu por 2 a 1, no dia 27 de março de 2011, na Arena Barueri, pelo Paulistão. O duelo também contou com o 100º gol marcado por Rogério Ceni, em falta cobrada na entrada da área