Curitiba - O técnico Odair Hellmann fez um discurso contundente sobre o momento do Athletico na Série B do Campeonato Brasileiro. Após a vitória na última rodada, o treinador afirmou que é preciso encarar a nova realidade e abandonar a ideia de que a estrutura do clube, sozinha, será suficiente para garantir o retorno à elite.

Odair Hellmann conversa com o elenco do Athletico após a vitória sobre o Athletic. Foto: Duda Matoso/Athletico
Odair Hellmann conversa com o elenco do Athletico após a vitória sobre o Athletic. Foto: Duda Matoso/Athletico

“O Athletico atingiu um patamar, como falei antes: disputou final de Libertadores, foi campeão da Copa do Brasil, Sul-Americana. Jogava jogos e enfrentava todos, dentro e fora de casa, com igualdade, muitas vezes com superioridade. Daqui a pouco, esse castelo desmorona. O clube caiu, infelizmente o clube caiu, está na segunda divisão. Quanto mais cedo eu tiver essa realidade, daquilo que eu tenho que fazer para frente, mais cedo eu vou dar um passo para sair disso”, afirmou, em entrevista coletiva.

+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!

Odair reforçou que a Série B exige uma postura completamente diferente, com mais entrega, estratégia, força física e humildade. Para ele, o Furacão não pode cair na ilusão de que a camisa pesada ou a estrutura do clube resolvem os problemas em campo.

“Enquanto eu achar que eu tenho a casa de luxo do condomínio e ficar aqui: ‘a estrutura vai ganhar’, ‘nós somos os maiores’ e ‘somos os melhores’, isso não ganha jogo. Série B, se tu não sangrar, tu não competir, não tiver uma bola parada forte e, em determinados momentos fora de casa, não jogar com uma estratégia diferente, achando que tu vai, não vai”, disparou.

+ Mesmo após vitória, técnico do Athletico promete reforços

Athletico precisa seguir exemplos de outros times

O treinador também citou o exemplo de outros grandes clubes do futebol brasileiro que enfrentaram dificuldades na Série B. Segundo ele, não se trata de perder a grandeza, mas de entender que o momento exige adaptação.

“Não sou eu que digo, é a experiência do futebol que diz pra nós. É o que os outros clubes, também grandes, passaram e estão passando até hoje. Quantos anos o Cruzeiro levou pra subir? O Cruzeiro deixou de ser grande? Nunca. Nem vai deixar. Mas o momento não é mais de grandeza, é momento, não é história”, destacou.

+ ‘Era Petraglia’ começava no Athletico há 30 anos; Qual o status do dirigente na história do clube?

Odair ainda alertou que, se o Furacão não mudar rapidamente sua postura, o cenário pode se agravar. Na visão do treinador, o clube corre o risco de entrar em um ciclo vicioso de demissões, contratações em massa e, até mesmo, troca de presidentes — sem solução efetiva.

Se todo mundo não tiver um pouquinho de humildade, nós não vamos a lugar nenhum. Daqui a pouco vão passar cinco treinadores, dez diretores, vão contratar 60 jogadores, vamos trocar o presidente. Daqui a pouco vão dizer que o CT do Athletico não é muita coisa. Vamos ter um pouquinho de humildade e usar desse luxo aqui pra gente sair da acomodação. Vamos sacudir essa água, meu irmão, vamos sacudir essa água. Todo mundo, um pouquinho mais. Funcionário do CT, jogador, treinador, todo mundo um pouquinho mais”, disparou.

+ Da necessidade de evolução até a festa “sem jeito” no gramado. Veja o que disse Odair Hellmann após a estreia no Athletico

Peso da camisa não ganha sozinho

Por fim, o técnico reforçou que o peso da camisa do Athletico não é suficiente para garantir vitórias na Série B. Odair alertou que quem não entende a dinâmica da competição, não se adapta e não entrega intensidade, disciplina e resiliência, simplesmente não sobe.

“Série B é diferente. Às vezes tu tá acostumado a jogar numa situação e daqui a pouco acha que vai ganhar porque… É só a minha camisa do Athletico que vai ganhar e não vai ganhar. Não vai ganhar. Aí vai pagar um preço mais caro e vai demorar mais. E vão mais cabeças rolar e vai mais gente pra ir embora”, concluiu.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!