Nesta terça-feira (15) morreu o ex-jogador Wagner Basílio, em São Paulo, devido a uma insuficiência renal. Ele atuava como zagueiro e jogou em clubes como Bahia, Corinthians e São Paulo.

Alguns clubes por onde Basílio jogou publicaram homenagens nas redes sociais, como o Bahia e o São Paulo. O Corinthians publicou uma nota no site oficial.
“Wagner Basílio iniciou sua carreira no Timão, estreando em 1978 como médio-volante. Com o tempo, passou a atuar como zagueiro. No ano seguinte, ajudou o Alvinegro a conquistar o Campeonato Paulista de 1979 e também os estaduais de 1982 e 1983. Ao todo, Wagner disputou 258 partidas durante sua trajetória no Timão. O Corinthians se une aos familiares e amigos neste momento de luto“, diz o texto do alvinegro paulista.
+ Cianorte lança camisa comemorativa de vitória contra o Corinthians
“O Esquadrão lamenta o falecimento do ex-zagueiro tricolor Wagner Basílio, semifinalista do Brasileirão de 1990 com o Bahia, aos 65 anos. Campeão estadual de 91, somou 170 jogos entre 89 e 92. Fez três gols, todos cobrando falta, uma de suas principais credenciais”, escreveu o clube baiano.
+Esposa defende jogador do São Paulo: “Eu não sabia que sentir dor era escolha”
“O ex-zagueiro fez parte do elenco campeão brasileiro de 1986 pelo Tricolor, sendo o autor da cobrança de pênalti que garantiu o título, e também conquistou o Paulista de 1987″, lembrou o São Paulo.
Com profunda tristeza, o São Paulo FC recebeu a notícia do falecimento de Wagner Basílio, aos 65 anos.
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) July 16, 2025
O ex-zagueiro fez parte do elenco campeão brasileiro de 1986 pelo Tricolor, sendo o autor da cobrança de pênalti que garantiu o título, e também conquistou o Paulista de 1987.… pic.twitter.com/kndtQiDlp6
Carreira de Wagner Basílio
Natural de São Paulo, Wagner Basílio começou sua carreira profissional no Corinthians, onde jogou de 1977 a 1985. Ele fez sua estreia pelo clube em 1978, atuando como volante. No total, disputou 258 partidas pelo Timão e conquistou o Campeonato Paulista três vezes: em 1979, 1982 e 1983.
+ Rogério Ceni faz revelação sobre final entre São Paulo e Athletico: “Nem de pênalti você faz”
Depois da passagem pelo Corinthians, Basílio foi para o rival São Paulo, vivendo um dos pontos altos de sua trajetória ao converter o pênalti que garantiu o título do Campeonato Brasileiro de 1986 contra o Guarani. No time tricolor também foi campeão paulista em 1987, participando de 96 jogos e marcando quatro gols.
Depois de uma rápida passagem pelo Sport, Wagner Basílio encerrou a carreira no Bahia, onde jogou entre 1989 e 1992.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui