O ex-zagueiro e então diretor de futebol do Porto, de Portugal, morreu na última segunda-feira (4) vítima de um infarto. O ex-atleta de 53 anos acompanhava o treinamento da equipe quando passou mal.

Ele sofreu duas paradas cardiorrespiratórias e chegou a ser atendido pelo departamento médico do clube, em Vila Nova de Gaia. Em seguida, foi transferido para o Hospital São João, em Porto, mas acabou não resistindo.
Anteriormente, em 2022, Jorge Costa já havia tido um problema cardíaco, mas passou por uma cirurgia e se tratou.
Quem era Jorge Costa?
Revelado pelo próprio Porto, o ex-zagueiro fez praticamente toda a carreira no clube. Após empréstimos para Penafiel e Marítimo, voltou em 1992 ao time de origem, permanecendo até 2005, com uma rápida passagem pelo Charlton, da Inglaterra, em 2002.
No total, defendeu o Porto em 383 partidas, sendo o oitavo jogador que mais vezes vestiu a camisa. Entre as conquistas, estão oito Campeonatos Português, cinco Taças de Portugal, 5 supertaças e os principais, a Liga Europa, em 2003, a Champions League, em 2004, e o Intercontinental, também em 2004. Em todas essas, era o capitão portista.
Pela seleção portuguesa, Jorge Costa foi campeão mundial sub-20 e também foi titular na Eurocopa de 2000 e na Copa do Mundo de 2002. Depois, como treinador, comandou diversas equipes e seleções de menor expressão, até voltar ao Porto para ser diretor, em 2024.
O funeral será na próxima quinta-feira (7) no estádio do Dragão, casa do Porto, das 15h até às 22h
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!