Nesta quinta-feira (5), a Indonésia recebe a China, pela nona rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo. A partida acontece no Estádio Gelora Bung Karno, às 10h45 (horário de Brasília). As duas seleções ainda sonham com a vaga direta na próxima Copa, mas dificilmente conquistarão o posto restante de sua chave nessa 3ª fase das eliminatórias asiáticas. Assim, elas buscam mesmo a classificação para a próxima fase da disputa.

jogadores da Indonésia comemorando
Indonésia busca classificação inédita para a Copa desde a independência (Foto: Reprodução/Fifa)

De acordo com o regulamento da competição, os dois primeiros colocados de cada uma das três chaves da 3ª fase se classificam para a Copa. Já as equipes que terminarem em 3º e 4º lugares de cada grupo avançam para a próxima fase da disputa. Essas seis equipes serão divididas em duas chaves, com três equipes, jogando no sistema de ida e volta, por pontos corridos. O vencedor de cada grupo garante então uma vaga na Copa. Já os dois 2º colocados disputam, em dois confrontos, a vaga para a repescagem mundial.

No momento, a Indonésia ocupa a quarta posição do Grupo C, com 9 pontos, enquanto a China é a lanterna da chave, com 6. Restando duas rodadas, os indonésios ainda têm chance de superar a vice-líder Austrália, que tem 13 pontos. No entanto, para garantir a vaga na Copa já nesta fase, a Indonésia precisa vencer a China e, na sequência, o Japão (já garantido na Copa), fora de casa. Além disso precisa torcer para que a Austrália faça no máximo um ponto nos confrontos contra Japão, em casa, em outro jogo da rodada, e Arábia Saudita, fora. E ainda precisa que o sauditas, que tem 10 pontos, não vençam os seus dois jogos (o outro e contra o Bahrein, fora de casa).

Indonésia e China têm histórico ruim na Copa do Mundo

A luta pela vaga histórica, que garantiria a primeira participação do país em uma Copa do Mundo desde a independência, no entanto, pode ficar mesmo para a próxima fase. O país já disputou o mundial com o nome de Índias Orientais Holandesas, quando ainda era uma colônia ligada aos europeus, em 1938. Na ocasião, os indonésios perderam por 6×0 para a Hungria, na única (e eliminatória) partida disputada.

Se a Indonésia ainda pode se classificar para a Copa nesta fase, a China luta mesmo é por uma vaga em um dos triangulares da próxima etapa das eliminatórias. Para isso, precisa vencer a Indonésia e também o Bahrein, que também tem 6 pontos, na última rodada. E ainda torcer para que a Indonésia não vença o Japão ou que a Arábia Saudita faça no máximo um ponto. A exemplo da Indonésia, a China disputou apenas uma Copa do Mundo, em 2002. No ocasião, a seleção perdeu sues três jogos, contra Costa Rica, Brasil e Turquia, sem marcar nenhum gol.

Ficha técnica

Eliminatórias da Copa do Mundo
9ª Rodada

Indonésia x China

Indonésia
Maarten Paes; Ridho, Idzes e Justin Hubner; Diks, Pelupessy, Thom Haye e Verdonk; Ferdinan, Oratmangoen e Romeny. Técnico: Patrick Kluivert.

Provável escalação da China: 

China
Wang; Ze Xiang, Peng Fei, Sheng Long e Lei; Zhen Gyu, Hao Yang, Xie e Yong Jing; Wei e Zhang. Técnico: Branko Ivankovic.

Local:  Estádio Gelora Bung Karno
Horário: 10h45.
Árbitro: Rustam Lutfullin (UZB)
Onde Assistir: Sem transmissão para o Brasil

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.