Nesta quinta-feira (5), a Indonésia recebe a China, pela nona rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo. A partida acontece no Estádio Gelora Bung Karno, às 10h45 (horário de Brasília). As duas seleções ainda sonham com a vaga direta na próxima Copa, mas dificilmente conquistarão o posto restante de sua chave nessa 3ª fase das eliminatórias asiáticas. Assim, elas buscam mesmo a classificação para a próxima fase da disputa.

De acordo com o regulamento da competição, os dois primeiros colocados de cada uma das três chaves da 3ª fase se classificam para a Copa. Já as equipes que terminarem em 3º e 4º lugares de cada grupo avançam para a próxima fase da disputa. Essas seis equipes serão divididas em duas chaves, com três equipes, jogando no sistema de ida e volta, por pontos corridos. O vencedor de cada grupo garante então uma vaga na Copa. Já os dois 2º colocados disputam, em dois confrontos, a vaga para a repescagem mundial.
No momento, a Indonésia ocupa a quarta posição do Grupo C, com 9 pontos, enquanto a China é a lanterna da chave, com 6. Restando duas rodadas, os indonésios ainda têm chance de superar a vice-líder Austrália, que tem 13 pontos. No entanto, para garantir a vaga na Copa já nesta fase, a Indonésia precisa vencer a China e, na sequência, o Japão (já garantido na Copa), fora de casa. Além disso precisa torcer para que a Austrália faça no máximo um ponto nos confrontos contra Japão, em casa, em outro jogo da rodada, e Arábia Saudita, fora. E ainda precisa que o sauditas, que tem 10 pontos, não vençam os seus dois jogos (o outro e contra o Bahrein, fora de casa).
Indonésia e China têm histórico ruim na Copa do Mundo
A luta pela vaga histórica, que garantiria a primeira participação do país em uma Copa do Mundo desde a independência, no entanto, pode ficar mesmo para a próxima fase. O país já disputou o mundial com o nome de Índias Orientais Holandesas, quando ainda era uma colônia ligada aos europeus, em 1938. Na ocasião, os indonésios perderam por 6×0 para a Hungria, na única (e eliminatória) partida disputada.
Se a Indonésia ainda pode se classificar para a Copa nesta fase, a China luta mesmo é por uma vaga em um dos triangulares da próxima etapa das eliminatórias. Para isso, precisa vencer a Indonésia e também o Bahrein, que também tem 6 pontos, na última rodada. E ainda torcer para que a Indonésia não vença o Japão ou que a Arábia Saudita faça no máximo um ponto. A exemplo da Indonésia, a China disputou apenas uma Copa do Mundo, em 2002. No ocasião, a seleção perdeu sues três jogos, contra Costa Rica, Brasil e Turquia, sem marcar nenhum gol.
Ficha técnica
Eliminatórias da Copa do Mundo
9ª Rodada
Indonésia x China
Indonésia
Maarten Paes; Ridho, Idzes e Justin Hubner; Diks, Pelupessy, Thom Haye e Verdonk; Ferdinan, Oratmangoen e Romeny. Técnico: Patrick Kluivert.
Provável escalação da China:
China
Wang; Ze Xiang, Peng Fei, Sheng Long e Lei; Zhen Gyu, Hao Yang, Xie e Yong Jing; Wei e Zhang. Técnico: Branko Ivankovic.
Local: Estádio Gelora Bung Karno
Horário: 10h45.
Árbitro: Rustam Lutfullin (UZB)
Onde Assistir: Sem transmissão para o Brasil
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui