Um usuário do Facebook postou uma mensagem racista em seu perfil na rede, nesta quinta-feira (29). Na mira do preconceito, o zagueiro Manoel, do Atlético Paranaense.
Após compartilhar uma notícia em que o meio campista Paulo Baier do Atlético pede a convocação do zagueiro Manoel – seu companheiro de equipe – o rapaz postou a seguinte frase: “Só se for para a seleção de gorilas africanos”.
Após a postagem ser feita, inúmeros torcedores e internautas em ficaram indignados e criticaram a atitude desrespeitosa do rapaz. “Como pode existir este tipo de preconceito em nossa sociedade? O tempo passa e as pessoas não evoluem”, comentou um usuário da rede social.
Se localizado, o internauta responsável pelo comentário preconceituoso poderá responder judicialmente pelo crime de injuria racial.
Na sexta (30), o usuário se manifestou novamente através de sua conta para se desculpar pela atitude:
“Estava em meu serviço hoje e fui contatado por um amigo sobre o comentário infeliz que fiz com relação a possível convocação do jogador Manoel do CAP. Realmente na hora de escrever as vezes não pensamos sobre possíveis consequências e nos expressamos mal, extrapolando nosso fanatismo como simples torcedor, minha única intenção era de discordar dessa possível convocação por não considera-lo um jogador com todo esse potencial e nunca quis realizar nenhum comentário de cunho racista, adjetivo que não cabe a minha pessoa no dia a dia, tenho inúmeros amigos e conhecidos que são da raça negra. Na vida real jamais discriminei ninguém por sua cor da pele, somos todos seres humanos, sou admirador de várias personalidades negras. Gostaria de me desculpar com todos aqueles que sentiram ofendidos e em especial com o jogador Manoel. Concordo que meu comentário foi de profundo mau gosto, assim me retrato afirmando que absolutamente sou racista, me desculpem a todos.”
Não é a primeira vez
O jogador do Furacão, Manoel, já foi vitima deste tipo de atitude preconceituosa. Em 2010, em jogo válido pela Copa do Brasil entre Atlético e Palmeiras, o zagueiro Danilo foi flagrado chamando o jogador rubro-negro de “Macaco”. Danilo foi julgado e condenado por injúria qualificada.