Depois de altos e baixos nos últimos anos, Jean Mota vai fazendo uma boa temporada com a camisa do Santos, principalmente depois da chegada de Fernando Diniz. Titular em seis dos últimos sete compromissos, o meio-campista está colecionando números importantes dentro de campo.

Segundo dados do Footstats, ele lidera uma série de estatísticas do Peixe no Campeonato Brasileiro. Dentre os jogadores do Alvinegro Praiano, ele é quem mais efetua passes (914, sendo 860 corretos), desarmes (30), cruzamentos (17), lançamentos (31), viradas de bola (15) e intercepta bolas (15). Além disso, é o segundo que mais finaliza, com 11 arremates, apenas atrás de Marinho, que tem 19.

Neste domingo, no empate de 1 a 1 com o Fortaleza, aliás, Jean Mota teve uma ótima atuação, principalmente no primeiro tempo. Enquanto esteve em campo, o camisa 41 cumpriu uma função tática muito importante, ajudando tanto na recomposição defensiva quanto na armação das jogadas.

No início da partida, o Leão, que estava jogando em casa, esboçou uma pressão, mas não conseguiu ser efetivo, muito em função do papel defensivo que o meia exerceu. Enquanto os rivais tinham a posse, ele voltava e se juntava a linha de zagueiros, dificultando a infiltração dos atacantes.

Já quando o Santos tinha a bola, Jean tinha a missão de distribuir o jogo, junto com Camacho e Carlos Sánchez. Não à toa, portanto, ele lidera quesitos como desarmes, passes e lançamentos.

Na atual temporada, Jean Mota soma 38 partidas, sendo 33 delas como titular. Ao todo, são 15 vitórias, 11 empates e 12 derrotas, além de três gols marcados.