Aos 76 anos, Joel Santana acumula uma carreira marcada por grandes histórias no futebol brasileiro. Foram títulos, grandes campanhas e passagens pelos principais times do país. No entanto, uma ausência ainda pesa: não ter treinado o Athletico.

Em entrevista ao RIC.com.br, Joel revelou que esteve muito perto de comandar o clube. Segundo ele, o convite partiu diretamente do presidente Mário Celso Petraglia, em um momento em que a carreira seguia movimentada no eixo Rio–São Paulo.
+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!
Na época, Joel estava no Fluminense, clube que teve três passagens ao longo da carreira: em 1995, 2003 e 2007. Qual delas? Nem ele soube cravar. Entre tantos anos no futebol, viagens, propostas e decisões, o episódio se perdeu no calendário.
“Quando eu estava no Fluminense, estava pra ser campeão, meu querido amigo Petraglia me telefonou. Ele falou comigo e gostaria que eu fosse pro Athletico, até mandaria um avião me pegar. Eu falei: ‘Petraglia, agora não dá, meu irmão. Estou disputando um título, o Fluminense precisa de mim e eu preciso do Fluminense“, disse Joel Santana ao RIC.com.br.
“Athletico precisa de um treinador vencedor”
Apesar de ter recusado o convite, ‘Papai Joel’ ainda chegou a sinalizar a Petraglia que poderiam, no futuro, trabalhar juntos. A conversa ficou no ar, mas a oportunidade nunca mais voltou. O destino não cruzou os caminhos do Furacão com o do ‘Rei do Rio’, que ainda hoje lamenta não ter comandado a equipe da Arena da Baixada.
“Vamos ver se daqui para frente a gente pode voltar a conversar sobre isso. Ele (Petraglia) falou que ele precisava de um treinador vencedor, campeão, essas coisas todas. Mas eu não fui, não tive a oportunidade, mas depois a coisa morreu e eu não fui… Infelizmente, né? O Athletico é uma grande equipe, como o Coritiba é uma grande equipe e como as equipes do Paraná são sempre grandes equipes. Infelizmente não deu para ir“, revelou o ex-treinador, que teve uma única passagem no futebol paranaense, em 2002, no Coxa.
Carreira de vários títulos
Aos 76 anos, Joel Santana encerrou a carreira como treinador em 2017. Porém, construiu uma carreira vitoriosa, especialmente no Rio de Janeiro, onde trabalhou em Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, sendo campeão nos quatro, e também na Bahia, com quatro passagens pelo Bahia e uma no Vitória.
+ Athletico faz proposta para um dos artilheiros da atual Libertadores
Também comandou Cruzeiro, Internacional, Guarani, Brasiliense, Corinthians, seleção da África do Sul e times da Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
Entre as principais conquistas, o Brasileirão e a Copa Mercosul, ambos em 2000, pelo Vasco, além de uma Copa do Nordeste, pelo Vitória, em 2003, e 13 estaduais, sendo oito cariocas e cinco baianos. Um fato curioso, entre os dois Estados, ele foi campeão em todos os anos entre 1992 e 1997, e ainda em 1999, ficando com o breve hiato em 1998.
Hoje em dia, o “Rei do Rio” tem um canal no Youtube, o “Canal do Joel”, e fala sobre os principais jogos dos clubes brasileiros e internacionais, além de receber convidados.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!