A Primeira Comissão Disiplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) irá realizar o julgamento do meia-atacante boliviano Miguelito, do América-MG, nesta segunda-feira (19), às 11h30. O jogador responde por injúria racial contra o atacante Allano, do Operário.

O caso aconteceu no último dia 4, quando as equipes se enfrentaram em Ponta Grossa. Após o jogo, Miguelito chegou a ser preso, mas foi liberado no dia seguinte para responder o processo em liberdade. No âmbito esportivo, o STJD resolveu suspender preventivamente o jogador do América-MG até o julgamento.
Miguelito será julgado na segunda-feira com base no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O texto fala em “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor,idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”. A possível pena é suspensão de cinco a 10 partidas e multa de R$ 100 a R$ 100 mil.
O jogador do América-MG nega que tenha sido racista com o atleta do Fantasma. Mesmo assim, paralelamente ao julgamento esportivo, a Justiça do Paraná aceitou a denúncia do Ministério Público e Miguelito também será julgado no âmbito criminal, ainda sem data confirmada.