Curitiba - Na campanha que garantiu o acesso do Coritiba para a Série A de 2026, alguns jogos foram mais marcantes do que outros. Seja pelo que aconteceu antes ou durante, algumas partidas ficarão mais na memória dos torcedores do Coxa ao lembrar dessa disputa da segunda divisão. 

Josué comemora vitória do Coritiba no Atletiba
Josué, meia do Coritiba, após o último clássico Atletiba. (Foto:| JP Pacheco/Coritiba)

Pensando nisso, a reportagem do Ric.com.br separou seis partidas que foram emblemáticas para o Coritiba na Série B 2025. Veja abaixo, em ordem cronológica.

+ Confira todas as notícias do Coritiba no RIC.com.br!

5/4- Coritiba 1×0 Vila Nova- 1ª rodada

O Coxa chegou para esta Série B com o torcedor cheio de desconfianças. Resultado do começo de ano ruim, que teve eliminação nas quartas de final do Estadual para o Maringá e queda na primeira fase da Copa do Brasil para o Ceilândia. Diante disso, era importante começar o campeonato nacional com uma vitória e ela só ocorreu com um gol de pênalti, marcado por Josué, aos 51 minutos do segundo tempo. 

Coritiba e Vila Nova se enfrentaram pela Série B 2025.
Coritiba x Vila Nova na estreia da Série B 2025. (Foto: JP Pacheco/Coritiba)

28/6- Athletico 0x1 Coritiba- 14ª rodada

Em uma lista que mostra os principais jogos do Coxa na campanha do acesso, não teria como ficar de fora uma vitória sobre o maior rival em plena Arena da Baixada. Em um jogo truncado, o gol do triunfo ocorreu aos 18 minutos do segundo tempo, quando Sebastián Gómez mandou para o fundo da rede. O resultado, além de dar moral para a equipe, fez o Alviverde dormir na liderança e chegar a sete jogos sem perder.

Jogadores do Coritiba comemoram a vitória no Atletiba na Arena da Baixada.
Jogadores do Coritiba comemoram a vitória no Atletiba na Arena da Baixada. (Foto: JP Pacheco/Coritiba)

31/7- Vila Nova 1×2 Coritiba- 20ª rodada

O Coxa iniciou o returno sob desconfianças após três jogos sem vencer adversários que lutavam contra o rebaixamento. Porém, a vitória sobre o Vila Nova, com um jogador a menos desde os 29 do primeiro tempo, deu novo ânimo à equipe e é lembrada até hoje por torcedores coxas-brancas como fundamental na campanha. O time paranaense abriu o placar com gol contra de Tiago Pagnussat, mas o adversário empatou com Dodô, de pênalti. Mesmo com um jogador expulso, o Alviverde ainda conseguiu a vitória com gol de Jacy no final do primeiro tempo e após um segundo tempo perfeito taticamente. 

Jacy comemora o segundo gol do Coritiba sobre o Vila Nova.
Jacy comemora o segundo gol do Coritiba sobre o Vila Nova. (Foto: JP Pacheco/Coritiba)

+ Ídolo de Coritiba, Palmeiras e Cruzeiro “salva vida” de brasileiro na Turquia

14/8- Novorizontino 1×2 Coritiba- 22ª rodada

Em um confronto contra um adversário direto na luta pelo acesso, o Coritiba conseguiu a vitória, mesmo fora de casa, em um jogo emocionante. Até aquela partida o Novorizontino estava invicto jogando em casa, mas, aos 17 minutos, Lucas Ronier fez um belo gol para o Alviverde. No segundo tempo, aos 31, os donos da casa conseguiram o empate com Matheus Frizzo, ex-atleta coxa-branca. No entanto, aos 42 da etapa final, Lucas Ronier fez mais um golaço, com direito a deixar o zagueiro no chão após um belo corte, para conseguir a vitória e levar o Coxa para a liderança da Série B.

Lucas Ronier comemora gol em Novorizontino x Coritiba
Vitória em confronto direto com o Novorizontino fez o Coxa disparar. (Foto: Gabriel Thá/Coritiba)

5/9- Coritiba 4×0 Ferroviária- 25ª rodada

Após quatro jogos, o equivalente a dois meses, sem vencer como mandante, o Coxa conseguiu contra a Ferroviária, no Couto Pereira, a vitória com o placar mais elástico na competição até agora. O mais inusitado nesta partida é que os quatro gols saíram no segundo tempo. Com um minuto, João Ramos marcou contra. Aos 13, Rodrigo Rodrigues fez o que seria o seu único gol com a camisa coxa-branca em 2025. Aos 27, Iury Castilho ampliou e, aos 42, Gustavo Coutinho definiu o placar.  

Carlos de Pena foi o destaque na goleada do Coritiba no Couto Pereira.
Carlos de Pena participou dos quatro gols e foi o destaque na goleada do Coritiba no Couto Pereira. (Foto: Gustavo Oliveira/Coritiba)

29/9- Avaí 0x2 Coritiba- 29ª rodada

Fechando a lista dos jogos mais memoráveis do Coritiba nesta Série B, está a vitória em Florianópolis. A equipe alviverde vinha de duas derrotas seguidas e um novo revés poderia tirar o time do G4 da competição. No entanto, já no primeiro tempo, aos 40 minutos, o time paranaense abriu o placar com Lucas Ronier. Na etapa final, o goleiro Pedro Morisco apareceu bem e o segundo gol saiu aos 34, com Bruno Melo. O resultado fez o Coxa voltar para a liderança da Série B.

Lucas Ronier abriu o placar para o Coritiba contra o Avaí.
Lucas Ronier abriu o placar para o Coritiba contra o Avaí. (Foto: JP Pacheco/Coritiba)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Robson Martins
Robson Martins

Editor de Esportes

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.