Curitiba - Na campanha que garantiu o acesso do Athletico para a Série A de 2026, alguns jogos foram emblemáticos. Seja pelo que aconteceu antes ou durante, algumas partidas ficarão mais na memória dos torcedores do Furacão.

Técnico Odair Hellmann na comemoração da vitória do Athletico sobre o Athletic.
Técnico Odair Hellmann, do Athletico. (Foto: José Tramontin/Athletico)

Pensando nisso, a reportagem do Ric.com.br separou seis confrontos que foram marcantes para o Athletico retornar para a Série A . Veja abaixo, em ordem cronológica.

+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!

14/6- Athletico 2×1 Remo- 12ª rodada

Após dois jogos sem vencer, incluindo uma derrota em casa para o Atlético-GO, o Furacão conseguiu uma vitória importante em casa contra um adversário direto na busca pelo acesso. O triunfo, no entanto, veio com muita emoção. Com menos de um minuto os visitantes abriram o placar. Restou ao time paranaense pressionar no restante do jogo, conseguindo o empate no início do segundo tempo, com Giuliano, cobrando pênalti. O gol da virada na Arena da Baixada só foi ocorrer aos 45 minutos do segundo tempo, com Alan Kardec.

Alan Kardec, autor do gol da vitória sobre o Remo. (Foto: Reprodução/ Athletico)

23/8- CRB 0x1 Athletico- 23ª rodada

O jogo que encerrou a pior sequência da equipe rubro-negra no campeonato não podia faltar. O Athletico não vencia há sete jogos e a proximidade com a parte de baixo da tabela já preocupava. Até que, mesmo jogando fora de casa, o Furacão conseguiu voltar a vencer graças a um gol de Viveros, aos dois minutos do segundo tempo. Destaque também para o goleiro Santos, fundamental para a conquista daquele triunfo, que fez na época o time subir para a 11ª posição na classificação.

Athletico e CRB se enfrentaram pela Série B 2025.
Athletico e CRB se enfrentaram pela rodada 23 da Série B 2025. (Foto: Francisco Cedrim/ CRB)

+ Presidente do Deliberativo do Athletico tem denúncias por fraude arquivadas

16/9- Chapecoense 2×3 Athletico- 26ª rodada

Em mais um confronto direto com outra equipe que brigava pelo acesso, o Furacão conseguiu uma vitória emocionante, fora de casa, em um jogo com duas viradas. Após abrir o placar no primeiro tempo, com Viveros, o Athletico sofreu dois gols nos primeiros sete minutos da etapa final. Porém, aos 12, Léo Derik empatou e, aos 26, Viveros fez o gol da vitória rubro-negra. Quase no fim, o goleiro Santos garantiu com boas defesas o triunfo que, pela maneira que ocorreu, deu muita moral para o time seguir na arrancada rumo ao acesso. 

Athletico e Chapecoense se enfrentaram na Arena Condá pela Série B.
Athletico e Chapecoense fizeram um jogo com duas viradas na Arena Condá (Foto: José Tramontin/Athletico)

27/10- Athletico 2×0 Amazonas- 34ª rodada

Após quatro rodadas sem vencer e com o campeonato chegando ao fim, o Furacão precisava da vitória a todo custo para seguir vivo na briga pelo acesso. O triunfo ocorreu graças ao atacante Julimar, que se recuperou de uma difícil cirurgia no joelho e foi fundamental nesta reta final de campanha na Série B. O jogador foi o responsável pelos dois gols do jogo, um aos 17 minutos do primeiro tempo e outro aos 25 da etapa final. Com o resultado, o Athletico se aproximou de vez dos primeiros colocados, ficando a dois pontos do G4.

Julimar comemora gol do Athletico na Arena
Julimar foi decisivo contra o Amazonas. (Foto: José Tramontin/Athletico)

01/11- Goiás 0x1 Athletico- 35ª rodada

A partida que colocou o Rubro-Negro de forma definitiva no grupo dos quatro primeiros colocados da Série B. Em mais uma vitória em um confronto direto fora de casa, o Furacão conseguiu os três pontos com um gol de Viveros, aos dois minutos do segundo tempo. Em um jogo maduro e consciente, em que teve até mais chances de ampliar o placar, o Athletico mostrou que estava pronto para retornar à elite do futebol brasileiro.

Viveros marca o gol do Athletico contra o Goiás
Viveros foi decisivo ao marcar o gol contra o Goiás. (Foto: José Tramontin/Athletico)

16/11- Ferroviária 1×2 Athletico- 37ª rodada

O jogo que praticamente selou o acesso do Furacão foi de muito emoção principalmente para os mais de dois mil rubro-negros que foram para Araraquara. Isso porque o time paranaense saiu perdendo após uma falha grande do goleiro Santos. A derrota estava tirando o Athletico do G4 faltando apenas uma rodada para o fim do campeonato. Porém, aos 40 minutos, João Cruz conseguiu empatar e, aos 50, Renan Peixoto fez o gol da vitória, para festa da torcida rubro-negra. O atacante, que já tinha feiro um gol de trás do meio de campo contra o Avaí, o famoso “gol que Pelé não fez”, mostrou mais uma vez que foi uma peça importante para o acesso do Furacão.

Torcida do Athletico marcou presença em Araraquara no jogo com a Ferroviária.
Torcida do Athletico marcou presença em Araraquara no jogo com a Ferroviária. (Foto: José Tramontin/Athletico)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Robson Martins
Robson Martins

Editor de Esportes

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.