Curitiba - O torcedor do Coritiba foi pego de surpresa quando viu a escalação do time titular, na vitória contra o Vila Nova, no último sábado (5). Na defesa, ao invés de nomes como Maicon ou Matías Fracchia, o treinador Mozart apostou em Guilherme Aquino.

Zagueiro Guilherme Aquino, do Coritiba.
Zagueiro Guilherme Aquino, do Coritiba. (Foto: JP Pacheco/Coritiba)

Cria da base, o defensor está no clube desde 2019 e pelo menos desde a metade de 2023 já aparecia nos treinos do time profissional. Nesta temporada, chegou a ser relacionado para o confronto de volta das quartas de final do Estadual, no Couto Pereira, mas acabou não entrando em campo.  Na vitória na estreia da Segundona, o zagueiro teve uma avaliação positiva, não apenas da torcida, mas também do comandante alviverde.

+ Confira todas as notícias do Coritiba no RIC.com.br!

“Aquino foi um dos melhores em campo”, declarou o treinador

Para Mozart, o Piá do Couto já deveria ter estreado pelo profissional do time. Só não tinha feito antes devido ao atleta estar em fase final de recuperação de uma lesão que sofreu em 2024. Pelo Coxa, o zagueiro participou das conquistas dos estaduais de 2022 e 2023, junto com o sub-20.

Gostaria de ter utilizado o Aquino muito antes mas, quando eu cheguei, ele estava em um momento final de transição física devido a uma lesão muscular no ano passado. Por isso não utilizei antes”, explicou Mozart.

+ Coritiba busca ataque ideal após difícil estreia na Série B

Treinador do Coritiba não vê surpresas em sua escolha

O comandante alviverde ainda explicou que optar pelo atleta foi uma escolha fácil, uma vez que, desde a eliminação para o Maringá, nas quartas de final do Paranaense, vinha testando o time e o jovem zagueiro estava se destacando no Centro de Treinamentos da Graciosa.

“Como tivemos 20 dias para treinar, minha escolha foi baseada nos treinamentos e não foi uma escolha difícil para mim. Escolhi baseado naquilo que entendi que, nesse momento, era o que estava desempenhando melhor nos treinamentos”, comentou.

+ Mozart aposta em Série B equilibrada e fala sobre campo do próximo jogo do Coritiba: “não sei porque mudaram”

Na vitória contra o Vila Nova, Guilherme Aquino foi o terceiro melhor em campo com nota 7.3, ficando atrás apenas de Josué, autor do gol da partida, que conquistou uma nota 8.1, e do lateral Alex Silva, que garantiu um 7.5 por sua atuação em campo. A avaliação de desempenho é do site Sofascore.

Ainda segundo a página especializada, o jogador acertou 57 dos 60 passes que deu, encontrou seu alvo em passes longos em cinco de seis tentativas e teve uma finalização para fora. No mapa de calor da partida, ficou registrado que o atleta se postou bem defensivamente, concentrando sua presença em quase toda lateral direita do setor defensivo.

+ Depois de sair do Coritiba, Rafinha se arrisca em nova área no futebol

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!