Revelado pelo Palmeiras, Fernando foi vendido ao Shakhtar Donetsk meses depois de estrear pelo time principal. A distância, o atacante segue acompanhando os resultados do clube alviverde e se alegra pelo aproveitamento dos talentos criados nas categorias de base.

Contra o Vitória, pelo Campeonato Brasileiro 2017, Fernando estreou pelo Palmeiras e, diante do Ituano, pelo Paulista 2018, marcou seu único gol. Com apenas duas partidas na equipe principal, o atacante foi vendido ao Shakhtar Donetsk por 5,5 milhões de euros, em junho de 2018.

“O Palmeiras foi o time que me abriu as portas e sou muito grato por tudo que fizeram para que eu me tornasse o jogador que sou hoje. Então, é um carinho enorme que vou ter para sempre em relação ao clube”, afirmou Fernando em entrevista à Gazeta Esportiva.

Nas últimas temporadas, com sucesso nas categorias de base, o Palmeiras negociou precocemente jovens promissores como o zagueiro Vitão e o lateral esquerdo Luan Cândido, além do próprio Fernando. O primeiro, aliás, também defende o Shakhtar Donetsk.

Em 2020, porém, o Palmeiras precisou recorrer aos talentos formados em casa. Até a paralisação do futebol pela pandemia de covid-19, o técnico Vanderlei Luxemburgo deu chance aos jovens Gabriel Menino, Patrick de Paula, Alan, Gabriel Veron e Wesley.

“É uma felicidade imensa ver os meninos com os quais joguei na base subindo para o profissional e atingindo seus objetivos. Fico muito feliz, sempre acompanhando o Palmeiras e os garotos. Não tem sensação melhor do que ver um amigo realizando seu sonho”, descreveu Fernando.