Curitiba - Autor do gol da vitória do Coritiba sobre o Vila Nova, na estreia na Série B, o meio-campista Josué vem desempenhando um papel fundamental na equipe do técnico Mozart. Isso porque, além de ser o “homem da bola parada”, ele é o único armador de ofício da equipe.

Josué marcou o gol da vitória contra o Vila Nova. (Foto: JP Pacheco/ Coritiba)

Aos 34 anos, o camisa 10 é canhoto e tem a armação de jogadas e precisão nos passes a sua principal característica. Experiente, com rodagem no futebol europeu, o português é o desafogo do Coxa e a ligação para o ataque.

+ Confira todas as notícias do Coritiba no RIC.com.br!

Para se ter ideia, na estreia na Série B, ele acertou 70 passes dos 80 que tentou, o que significa uma precisão de 88% de passes certos, de acordo com o Sofascore, plataforma que fornece estatísticas.

Em qual setor do campo ele fica?

No mapa de calor de Josué no Campeonato Paranaense, por exemplo, é possível observar que ele é um jogador que se movimenta principalmente no meio-campo e se solta mais pelo lado direito.

+ Capitão Hidalgo celebra lançamento de livro em meio a momento ruim de times paranaenses: “Me dá desgosto”

O atleta tem presença constante no campo de ataque e aparece com frequência perto da área adversária. No campo de defesa, participa pouco. A maior concentração de ações é do meio para frente, sempre pela faixa central-direita.

Mapa de calor de Josué, de acordo com o Sofascore. (Foto: Reprodução/ Sofascore)

Elogiado pelo técnico Mozart no Coritiba

Josué marcou um gol de pênalti no último lance do jogo do último sábado (12). Em entrevista coletiva pós-jogo, Mozart ressaltou a coragem e a importância do português para o grupo.

+ Gol, camisa especial e dedicatória: sogra de Josué morre e é homenageada pelo Coritiba

“Preciso ressaltar a coragem do Josué, que bater um pênalti nessas condições precisa ter coragem e capacidade (…) Josué é responsável pelas bolas paradas, ele bateu muito bem, e eu estou me adaptando à característica dele. Eu posso recuar um pouco mais o Josué pra ele pegar um jogo de frente, e não perder as combinações que a gente faz. Tenho que exaltar o que ele vem produzindo nos treinos”, afirmou o treinador.

“Ele também se adaptou ao meu jogo, ele é um meia do 4-2-3-1, e eu jogo no 4-3-3, é mérito dele ter se adaptado. Ele fez um jogo sólido e participativo, é um cara que não se esconde”, comentou o técnico.

Números de Josué pelo Coritiba em 2025

Ao todo, o camisa 10 fez oito jogos na temporada, somando Série B, Copa do Brasil e Campeonato Paranaense. São dois gols, contra Vila Nova e Rio Branco, e três assistências, contra Ceilândia, Maringá e Rio Branco.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

(Foto: Arquivo Pessoal)
Felipe Valente

Felipe Valente é especialista em matérias de Esporte, em especial trazendo informações sobre o que repercute na internet sobre times do Paraná, do Brasil e do Mundo.

Felipe Valente é especialista em matérias de Esporte, em especial trazendo informações sobre o que repercute na internet sobre times do Paraná, do Brasil e do Mundo.