Curitiba - Um dos destaques do Coritiba nesta primeira fase do Campeonato Paranaense, o lateral-esquerdo João Almeida, em menos de um mês, saiu de aposta da base para titular absoluto do time principal. O garoto de 19 anos aproveitou as oportunidades inesperadas e desbancou nomes na posição, largando na frente ao longo do Estadual.

Quando 2025 começou, as opções para o setor no Coxa eram Jamerson e Rodrigo Gelado, remanescentes de 2024, com o primeiro sendo titular. Porém, o Alviverde optou por estrear no Paranaense com o sub-20 e João já tinha mostrado qualidades, apesar da derrota por 2×0 para o Londrina.
Voltou a atuar com o sub-20 na vitória por 2×0 sobre o Maringá e uma semana depois veio a inesperada estreia sob o comando do técnico Mozart no time principal. Jamerson e Gelado se envolveram na briga após o Atletiba e foram expulsos. Com isso, restou ao treinador recorrer a João, que antes era Vitor e passou a ser Almeida. Desde então, não saiu mais da equipe.
Lateral é o garçom do Coritiba no Paranaense
Na goleada por 4×0 sobre o Andraus, deu sua primeira assistência. Depois, repetiu a dose em outro 4×0, sobre o Rio Branco. Por fim, ainda deu passe na vitória por 2×0 sobre o Paraná Clube, no último sábado (15), na Vila Capanema. São três assistências em cinco jogos no time principal.
Os números o colocam como o grande garçom do Coritiba até aqui na temporada, superando, por exemplo, nomes como Júnior Brumado, Dellatorre, Everaldo e Josué, entre outros. Ofensivo, João aparece constantemente na linha de fundo para cruzar para os companheiros.
Mozart rasga elogios ao garoto
Com o empréstimo de Jamerson para o Vitória, a concorrência ficou ainda menor e o lateral-esquerdo vem se firmando, inclusive ganhando elogios de Mozart, que fez questão de destacar as qualidades dele após a goleada do Coxa em cima do Rio Branco.
“O João teve jogos bem sólidos, nem aparenta a idade que tem, mas buscando o histórico do João de base, ele é titular do sub-20 desde o primeiro ano, desde que veio do sub-17. Então não me surpreende ele ter todo o entendimento, a personalidade que tem, e está aproveitando as oportunidades que tem“, disse o treinador na ocasião, ressaltando que a baixa idade não é problema.
“Não tem idade para jogar. Se o João continuar mantendo esse desempenho, ele vai fazer uns 50 jogos na temporada. Vai depender exclusivamente dele e o pouco que conheço desse menino, centrado, não se empolga, é bem atento, tem tudo para ter uma carreira importante”, completou.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!