Curitiba - De uma hora para outra, o Athletico resolveu investir em jogadores colombianos para reforçar o elenco e não param de chegar jogadores do país sul-americano. Na segunda-feira (18), o Furacão anunciou o volante Élan Ricardo e agora tem encaminhado outros dois nomes da Colômbia: o meia Alejandro Garcia e o zagueiro Carlos Terán.

Garcia tem 24 anos, pertence ao Once Caldas e já tem um pré-contrato com o Rubro-Negro para reforçar o time no ano que vem. A negociação agora é para conseguir uma liberação imediata para ficar à disposição antes do fechamento da janela, no dia 2 de setembro. A informação inicial é do portal Trétis.
+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!
Meia canhoto, Garcia costuma jogar mais como um armador e tem como principal característica o passe. Na atual temporada são 33 jogos, com dois gols marcados e quatro assistências.
Zagueiro recém recuperado de lesão na mira
Já para a defesa, Terán é a bola da vez. Também com 24 anos, pertence ao Chicago Fire, dos Estados Unidos, onde atua desde 2020, após ser negociado pelo Envigado. Porém, nestas cinco seis temporadas, soma apenas 90 jogos, uma média de 15 confrontos por ano.

Em 2025, entrou em campo somente oito vezes, com um gol marcado. Entre abril e julho não jogou, em virtude de uma lesão muscular. Mesmo assim, o Rubro-Negro já fez uma proposta ao Chicago Fire e aguarda uma resposta para poder contar com mais um reforço. A informação é da repórter Monique Vilela, da Transamérica.
Athletico e a legião de estrangeiros
É bem verdade que apostar em jogadores da Colômbia não é uma novidade no Athletico. A prática já foi tomada no passado, com alguns nomes tendo sucesso, especialmente o meia Ferreira e o volante Valencia. Mas o que chama a atenção é o tanto de atletas desembarcando no CT do Caju vindo de lá em 2025.
+ Conselheiro do Athletico é proibido de entrar na Arena e precisa trocar camisa
Caso Garcia e Terán sejam confirmados, serão, no total, sete colombianos no Furacão. Além deles, fazem parte o zagueiro Juan Felipe Aguirre, o volante Élan Ricardo e os atacantes Kevin Velasco, Kevin Viveros e Stiven Mendoza. E o que todos têm em comum?
À exceção de Velasco, que chegou ainda no Paranaense, os demais foram contratados em meio à péssima campanha do Rubro-Negro na Série B. Um ato de desespero do clube, que viu as portas se fecharem no mercado brasileiro na busca por reforços e recorreu ao país vizinho para dar mais opções ao técnico Odair Hellmann.
Além dos sete, o Athletico conta com outros cinco estrangeiros no elenco: o goleiro Maksym Voronov, da Ucrânia, o zagueiro Tobias Figueiredo, de Portugal, e o lateral-direito Gastón Benavídez, o lateral-esquerdo Esquivel e o meia Zapelli, todos argentinos.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!