O Flamengo se tornou neste sábado (29) o time brasileiro com mais títulos da Copa Libertadores da América. A equipe carioca derrotou o Palmeiras por 1×0, em final disputada em Lima, no Peru. Danilo fez o gol do título.

Equipe do Flamengo que iniciou a final da Libertadores 2025 contra o Palmeiras.
Equipe do Flamengo que iniciou a final da Libertadores 2025 contra o Palmeiras. (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

O Rubro-Negro agora é tetracampeão continental, somando a conquista de 2025 com as de 1981, 2019 e 2022. Atrás do Flamengo estão São Paulo, Santos, Palmeiras e Grêmio, cada um com três taças nas suas galerias.

+ Veja quem era o torcedor que morreu antes da final da Libertadores

O maior campeão da história da Libertadores é o argentino Independiente, com sete títulos. Na sequência vem o também argentino Boca Juniors, com seis conquistas, e o uruguaio Peñarol, com cinco taças. Completam esse ranking os argentinos Estudiantes e River Plate, ambos com quatro títulos. 

Veja abaixo como foi o jogo que deu o quarto título para o Flamengo e a ficha técnica. 

Primeiro tempo

O Flamengo começou melhor em campo, ficando mais no ataque e tendo as melhores oportunidades nos primeiros 20 minutos. Arrascaeta e Samuel Lino tiveram oportunidades de abrir o placar, por exemplo, mas sem sucesso.

A partir da metade do primeiro tempo, no entanto, o Palmeiras conseguiu equilibrar o jogo. aos 30 minutos, o time paulista pediu a expulsão de Erick Pulgar, após entrada forte em Bruno Fuchs, mas o árbitro só deu cartão amarelo.

Nos minutos finais da etapa inicial, o jogo seguiu mais truncado, sem grandes chances de gol. Com isso, a partida foi mesmo para o intervalo com o placar zerado.

Segundo tempo 

A etapa final começou igual o primeiro tempo, com o Flamengo mais presente no ataque. Até que, aos 21 minutos, o time carioca abriu o placar. Após a cobrança de escanteio de Arrascaeta, Danilo subiu sozinho para cabecear para o fundo da rede. Placar aberto em Lima.

Com a desvantagem no placar, o Palmeiras foi com tudo para o ataque, em busca do empate que levaria a decisão para a prorrogação. Aos 43 minutos, por exemplo, Vitor Roque teve uma grande chance, na pequena área, mas a bola, com desvio, foi por cima do gol. No entanto, o Flamengo soube se defender bem e garantir a festa dos flamenguistas.

Ficha técnica 

Libertadores
Final

PALMEIRAS 0 x 1 FLAMENGO  

Palmeiras
Carlos Miguel; Bruno Fuchs, Gustavo Gómez e Murilo (Giay); Khellven (Ramón Sosa), Andreas Pereira, Allan (Facundo Torres), Raphael Veiga (Felipe Anderson) (Maurício) e Piquerez; Vitor Roque e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira

Flamengo
Rossi; Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Jorginho e Arrascaeta (Luiz Araújo); Carrascal, Samuel Lino (Everton Cebolinha) e Bruno Henrique (Juninho). Técnico: Filipe Luís

Local: estádio Monumental, em Lima-PER
Horário: 18h15
Árbitro: Darío Humberto Herrera (ARG)
Assistentes: Cristian Gonzalo Navarro (ARG) e José Miguel Savorani (ARG)
VAR: Héctor Alberto Paletta (ARG)
Gols: Danilo (FLA), aos 21/2º.
Cartões amarelos: Raphael Veiga, Piquerez, Murilo e Maurício (PAL); Erick Pulgar, Jorginho e Arrascaeta (FLA)
Público total:
Não divulgado
Renda: Não divulgado

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Robson Martins
Robson Martins

Editor de Esportes

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.