Curitiba - Uma das lideranças do elenco, o zagueiro Maicon vem acumulando números impressionantes com a camisa do Coritiba na temporada. Contratado como reforço no início do ano, o defensor ainda não perdeu em 2025. No total, foram 16 partidas, com dez vitórias e seis empates. Só na Série B são 14 jogos em que o zagueiro esteve em campo, e o Coxa não perdeu nenhum, com nove vitória e cinco empates.

Nas quatro derrotas que o Alviverde tem na competição, para Remo, Ferroviária, Goiás e Paysandu, em três delas o jogador ficou no banco. Na última, contra o Papão, não esteve em campo porque cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo.
+ Confira todas as notícias do Coritiba no RIC.com.br!
Maicon assumiu a titularidade na nona rodada, contra o Criciúma. Antes disso, chegou a jogar algumas partidas, contra Chapecoense, Novorizontino e América-MG, mas após a lesão de Guilherme Aquino, o xerife entrou e não saiu mais da equipe.
Números do zagueiro
Segundo o Sofascore, plataforma de estatísticas de futebol, Maicon vence 61% dos duelos aéreos e no chão. Além disso, tem uma média de 0.1 dribles por jogo, ou seja, o defensor praticamente não sofre dribles.
+ Segunda melhor média de público da Série B, Coritiba pode melhorar marca após bater meta
O zagueiro também é fundamental na saída de jogo do Coritiba. Ele tem 87% de passes certos na Série B, sendo 95% deles dentro do próprio campo.
“Coloco o Maicon como um dos melhores zagueiros dessa competição. Eu não entendia como ele ficava no banco de reservas, a experiência do Maicon faz diferença. Ele é uma peça importante de estabilidade, segurança e liderança“, disse o comentarista Irapitan Costa, da Banda B.
Coritiba perdeu invencibilidade sem Maicon
O Coritiba ficou nove jogos sem perder nesta Série B. Inclusive, sofreu apenas um gol neste período. A equipe perdeu a invencibilidade contra o Paysandu na 17ª rodada, em uma goleada por 5×2. Foi justamente nesta partida que o ‘God of zaga’ esteve de fora.
+ Coritiba é goleado pela Ferroviária no Couto Pereira e está fora da Copa do Brasil feminina
Ele retornou da suspensão justamente no jogo seguinte, contra o Athletic, e desde então, a equipe mais uma vez enfrenta um período sem perder. São dois empates e uma vitória desde o retorno de Maicon. Com ele em campo, o Coxa tem um aproveitamento de 73,8% na segunda divisão. Sem ele, cai para apenas 33,3%
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!