O técnico Vanderlei Luxemburgo encerrou sua quinta passagem pelo Palmeiras no meio de outubro. Apesar de ter obtido 60,2% de aproveitamento, o treinador não resistiu às críticas sobre o desempenho da equipe e as três derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro e acabou sendo demitido.
No entanto, o comandante revelou nesta terça-feira que não esperava ser mandado embora. Quando questionado sobre o porquê de sua demissão no Palestra, em entrevista ao SporTV, Luxa comentou que não teve indícios de que poderia deixar o clube e destacou que foi a queda mais surpreendente de sua carreira.
“Faz parte do futebol, mas eles (os dirigentes do Palmeiras) podem responder o porquê da minha saída. Eu não consigo responder porque não percebia isso em momento algum. Da minha carreira toda, foi a (demissão) que mais me surpreendeu. Surpresa junto com decepção”, declarou.
Luxemburgo também descartou a possibilidade de os jogadores terem feito “corpo mole” para que fosse derrubado. “Não, isso é bobagem. Tinha uma penetração muito forte com o elenco. Fizemos coisas maravilhosas, estávamos bem sincronizados. Tínhamos só duas derrotas durante a temporada, de repente vieram três derrotas seguidas, e o time vinha empatando muito, não vinha sustentando o resultado. Era questão de tempo, de a coisa azeitar”, disse.
O técnico ainda falou sobre alguns reforços que pediu à diretoria. Além do lateral-direito colombiano Daniel Muñoz, que estava no Atlético Nacional-COL e foi para o Genk-BEL, e o zagueiro chileno Benjamín Kuscevic, recém-contratado pelo Verdão, Luxa expôs outros dois nomes.
“O Pity Martínez, que era do River, que estava jogando no futebol americano. Tem o (Maximiliano) Meza, que está no México, outro meio-campo, que joga como atacante de lado e como meia por trás dos atacantes. Foram alguns nomes passados para eles, mas não conseguiram fazer”, afirmou o treinador.
Luxemburgo foi anunciado pelo Palmeiras no começo da temporada de 2020. Ao todo, obteve 17 vitórias em 36 partidas e conquistou o título do Campeonato Paulista durante sua passagem.