O técnico Vanderlei Luxemburgo disse nesta quinta-feira ser favorável a nova medida da Fifa de permitir cinco substituições na temporada 2020. A ação temporária, aprovada pela CBF, visa ajudar os times e os jogadores, para que eles não tenham um desgaste físico tão grande, já que o calendário ficou mais curto por conta da pandemia do coronavírus.
Segundo o comandante palmeirense, antes de mesmo da ideia ser levantada, ele já pensava que essa deveria ser uma decisão a ser tomada.
(Foto: Divulgação/Cesar Greco)
“Eu achei legal. Quando começou esse negócio da pandemia eu comentei com o Cícero: ‘Eu cacho que tem que aumentar o número de substituições, porque o campeonato vai ficar achatado e nós vamos ter muitas lesões e um jogo de má qualidade. Você vai ter que ter um elenco enorme e isso vai ser complicado. Deveria aumentar o número de substituições para cinco, e eu ainda liberaria o goleiro, porque é uma coisa única’”, comentou em entrevista à Fox Sports.
Entretanto, o experiente treinador fez um alerta. Para ele, é preciso que sejam determinadas algumas regras, para assim evitar a “malandragem” dos clubes.
“Tem um problema. Eu faria três das cinco substituições que se pode fazer até os 25 ou 30 minutos do segundo tempo. Você tem que ter a obrigação de fazer no mínimo três alterações, se não fizer, perde o direito de duas, porque a partir dos 30 minutos do segundo tempo, começa a ser uma malandragem, que nos sabemos que tem no futebol…”, finalizou.
