Corredores percorreram percorrer 21 quilômetros em seis bairros da região central da capital

A Meia Maratona de Curitiba reuniu neste domingo (16) aproximadamente de 2,5 mil atletas para percorrer 21 quilômetros em seis bairros da região central da capital. O queniano Elijah Kipkemei Kemboi foi o vencedor entre os homens e a tanzaniana Failuna Abdi Matanga foi a primeira na categoria feminina.

De acordo com os organizadores, além dos 2,5 mil inscritos, cerca de mil pessoas acompanharam a prova. A largada foi dada às 7 horas, no Museu Oscar Niemeyer, e o primeiro colocado cruzou a linha de chegada 1 hora, 6 minutos e 41 segundos depois. O campeão Kemboi elogiou o nível da prova e disse que ainda no domingo retornaria para Taubaté (SP), onde tem treinado desde julho.

Entre os participantes da meia maratona estava Amado Geraldo Domingues, que começou a praticar esportes em setembro de 2013, depois de enfrentar problemas de saúde. “Estava com colesterol e triglicerídeos altos, pressão alta e infecção no rim. Tomava 10 medicamentos e pesava 93 quilos. Em quatro meses, o médico suspendeu a maior parte dos remédios. Ao praticar esporte, quem ganha somos nós”, fala o atleta, hoje com 26 quilos a menos. “É muito bom ver as pessoas acordando cedo no domingo para praticar um esporte”, diz a médica Lea Morais, que percorreu 10,5 quilômetros ao lado do marido, o publicitário Leandro Roth.

Além das provas de elite, o evento premiou atletas em categorias individuais (conforme faixa etária), de revezamento e para cadeirantes.