O Azuriz largou na frente nas quartas de final da Taça FPF ao vencer o Nacional por 2×1, neste sábado (18), no Estádio Municipal José Carlos Galbier, em Campo Mourão (PR). João Felipe e Luizão marcaram para os visitantes, enquanto Maykinho diminuiu para os mandantes.

Azuriz e Nacional se enfrentarma pela Taça FPF.
Azuriz e Nacional se enfrentarma pela Taça FPF. (Foto: Igor Moreira/Nacional)

Com o resultado, o time de Pato Branco abriu vantagem no duelo e agora joga por um empate em casa para garantir a vaga na semifinal da competição. Já o Nacional precisará vencer por dois ou mais gols de diferença para se classificar sem a disputa dos pênaltis.

+ Nova fórmula, menos jogos e transmissão da Ric RECORD: como será o Paranaense 2026

O Azuriz chegou às quartas de final como dono da melhor campanha do Grupo B, encerrando a fase de grupos com duas vitórias, um empate e uma derrota, somando sete pontos e demonstrando regularidade ao longo da primeira fase.

O Nacional, por sua vez, viveu um cenário bem diferente: havia sido eliminado com uma vitória e três derrotas, mas acabou herdando a vaga após a punição do Cascavel, que perdeu 15 pontos por decisão do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PR), depois da equipe escalar irregularmente um jogador. A medida recolocou a equipe na disputa por uma vaga na semifinal.

O jogo da volta entre as equipes está marcado para o dia 26 de outubro (domingo), às 15h30, no estádio Os Pioneiros, em Pato Branco. A partida definirá quem avança à semifinal da competição.

+ Entenda como as mudanças no calendário mexem com o futebol paranaense

O jogo

O primeiro tempo foi equilibrado entre as equipes. Com posturas mais defensivas, os times travaram um duelo de muito estudo e poucas oportunidades claras. A proposta mais fechada refletiu em raras investidas ofensivas e escassas jogadas de perigo.

Em um dos poucos lances decisivos da etapa inicial, o Azuriz aproveitou para abrir o placar. Aos 34 minutos, João Felipe ganhou a dividida pela esquerda, conduziu a bola, invadiu a área, cortou o zagueiro e finalizou cruzado, colocando o time visitante em vantagem.

No segundo tempo, o panorama mudou. Jogando em casa e atrás no marcador, o Nacional se lançou mais ao ataque, abrindo espaços para os contra-ataques do adversário.

Nos 25 primeiros minutos, os goleiros Gabriel Pereira (Nacional) e Gabriel Buzzetto (Azuriz) foram muito mais exigidos que na primeira etapa, realizando defesas importantes para manter o placar inalterado.

Aos 36 minutos, o Nacional teve sua melhor oportunidade na partida. Após um levantamento na área, o cabeceio de Paim explodiu no travessão, levando perigo ao gol adversário. Na sequência, o Azuriz respondeu rapidamente, mas desperdiçou a chance. Em um contra-ataque veloz, a finalização saiu fraca, facilitando a defesa do goleiro.

Aos 43 minutos, os atacantes venceram o duelo particular com os goleiros. Luizão recebeu pela esquerda, avançou ganhando nas divididas e invadiu a área, finalizando cruzado para ampliar o placar em 2×0 .

No último minuto da partida, Maykinho dominou a bola pela direita, invadiu a área e acabou derrubado dentro da grande área. O árbitro marcou pênalti, e o próprio Maykinho foi para a cobrança, convertendo o gol e diminuindo o marcador para o Nacional.

Ficha técnica

Taça FPF
Quartas de Final – Jogo de ida

Nacional 1×2 Azuriz

Nacional
Gabriel Pereira, João Vitor (Leandro Barbosa), Denis, PV e Nathan; Schmidt, Paim e Maykinho; Bebel, Gabriel (Riquelme) e André (Matheus). Técnico: Gilberto Papagaio.

Azuriz
Gabriel Buzzetto, Williams Bahia, Ary Garcia, Bruno e Vinicio; Gabriel Zeca, João Felipe e Maranhão (Kevyn); Marcos Vinicius (Matheus Santos), Igor Scheis e Dioran (Luizão). Técnico: Everson Cerisoli.

Local: estádio municipal José Carlos Galbier, em Campo Mourão – PR
Árbitro: Daniel Dantas Canario de Melo
Auxilixares: Heitor Alex Eurich e Fabio Vinicius Rossi
Gols: João Felipe, aos 34/1º; Luizão, aos 43/ 2º (AZU); Maykinho, aos 50/2º (NAC)
Cartões amarelos: Denis (NAC)
Público total: Não informado
Renda: Não informado

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!