Apesar de chegar ao Palmeiras para mudar o estilo de jogo da equipe, o técnico Abel Ferreira deve dar continuidade a um trabalho que vinha sendo realizado por Vanderlei Luxemburgo. O treinador português é conhecido pela utilização de jogadores vindos das categorias de base, algo que já tem ocorrido no Alviverde desde o início da temporada.
Antes de se formar treinador, Abel Ferreira trabalhou com jovens do Sporting, clube português que se destaca no desenvolvimento de jogadores na base.
Mesmo após assumir o comando de equipes profissionais, o técnico manteve o olhar atento na base, chegando a ter participação no desenvolvimento de jogadores conhecidos, como Eric Dier, que hoje está no Tottenham, e Francisco Trincão, recentemente contratado pelo Barcelona.
✍️??
Recado aos nossos adeptos: Abel Ferreira é do Verdão ➤ https://www.palmeiras.com.br/noticias/abel-ferreira-e-o-novo-tecnico-do-palmeiras/
Bem-vindo ao #MaiorCampeãoDoBrasil! ?#AvantiPalestra pic.twitter.com/vC1kJ3Pph9
— SE Palmeiras (de ?) (@Palmeiras) October 30, 2020
No Palmeiras, Abel é contratado justamente na temporada em que o clube passou a dar mais espaço para os jovens atletas. Anteriormente, as apostas vinham sendo as contratações de peso.
Apenas em 2020, foram promovidos oito atletas da base: Patrick de Paula, Gabriel Menino, Wesley, Danilo, Gabriel Silva, Renan, Angulo (emprestado ao Botafogo) e Alan (emprestado ao Guarani).
Dos nomes citados, três têm conseguido destaque especial. Patrick de Paula foi o protagonista do título palmeirense no Campeonato Paulista, Gabriel Menino vem sendo convocado para a Seleção Brasileira principal e Wesley se firmou na equipe após a saída de Luxemburgo e passou a ser uma peça importante do setor ofensivo.
Dado o currículo de Abel Ferreira, espera-se que as transições de atletas sigam ocorrendo no Alviverde, aumentando a mescla entre “medalhões” e promessas dentro do elenco.