Guilherme Rivaroli é jornalista e apresentador do Paraná no Ar. Trata dos mais variados assuntos, mas gosta de política e assuntos que mexam com o dia-a-dia das pessoas. É um pela profissão e acredita que, sim, o jornalismo pode ajudar a moldar o mundo.
ASSEMBLEIA
A aprovação do projeto de lei que versa sobre o aumento dos professores vai ainda render muito pano para manga. As discussões seguem o dedo em riste é o principal ato presenciado na Alep. E teve emenda de tudo quanto é canto! O acordo é que elas não existiriam. Foi um tal de deputado chamando o outro de mentiroso, mandando honrar as calças e tudo o mais! Deputado Ademar Traiano cogita, até mesmo, gravar as conversas! O clima está quente e o projeto pode levar muitos dias para ser aprovado, tendo em vista que não corre em regime de urgência.
ASSEMBLEIA 2
Nesta semana, teremos a presença dos professores universitários estaduais. Estes têm mais fôlego para briga! Ganham um valor mais elevado, são em menor quantidade, ou seja, podem permanecer mais tempo parados e se mobilizam com mais facilidade! Aliás, vem votação do Plano Estadual de Educação. O PEE define os rumos da educação paranaense para os próximos 10 anos. Tem que ser aprovado até 24 de junho. A polêmica está em volta das eleições para diretores!
PSDB
Cacicão, dos mais bicudos, tucanão de plumagem viçosa: são esses os adjetivos para o novo presidente do partido no Paraná, deputado Ademar Traiano. Além de tudo é presidente da Assembleia Legislativa e, hoje, um dos mais próximos conselheiros do governador Beto Richa. É uma áulica eminência alva no Palácio Iguaçu! Ganhou corpo quando resolveu, junto do líder do governo, Romanelli (PMDB), o impasse do reajuste do funcionalismo público.
REASSUNTANDO
OPERAÇÃO FERRARI
Vem mais chumbo-grosso por aí: a operação Ferrari, que desbaratou uma quadrilha de tráfico internacional de drogas, pode estar diretamente, como gêmea, ao esquemão dentro da Receita Estadual. Se as duas quadrilhas forem ligadas é fechar as portas e buscar asilo em outros lugares!
BRASÍLIA NEWS
Nossa bancada se reúne nesta quarta-feira, em Brasília, para discutir como ela vai se posicionar na votação da maioridade penal. E vai, claro e óbvio, dividida. Há quem vote a favor e outros tantos contrários. São mais de 30 deputados, no total.
BRASÍLIA NEWS 2
Ninguém vai saltar de barco nenhum. Esta é a ideia que vigora dentro do PMDB, apesar das rusgas entre Cunha e Dilma. O PMDB é poder e ponto final, por mais que o partido apoie outro candidato em 2018. Agora, o que é certo, é que não deve sair da base do governo. Quem me garante é figura influente no partido. Como os 6 ministros da base iriam receber a notícia que o partido deles está fora da jogada governamental? O poder fascina e ninguém quer largá-lo. É só jogo de cena!
BRASÍLIA NEWS 3
Há governistas por aí que querem enfraquecer o vice-presidente e articulador político, Michel Temer. Erro grotesco: ele sabe jogar nas entrelinhas e, pelos as últimas derrotas do governo, ou derrotas menos sentidas, foi ele quem conseguiu! Erro estratégico, mais uma vez!
BRASÍLIA NEWS 4
Toma posse amanhã, no Supremo Tribunal Federal, o ministro Edson Fachin. A cerimônia será as 16h, no palácio da justiça.
BRASÍLIA NEWS 5
Tem mais problemas para o governo. Muitas críticas circundam o ajuste fiscal e, já na quarta, é hora de finalizar o processo. A reforma política – que de reforma não teve nada – também deve ser finalizada esta semana.
Acesse nossas redes sociais:
Guilherme Rivaroli: Facebook e Twitter
Paraná no Ar: Facebook e Twitter
E era isso! Sorte e paz! Até terça!