Curitiba - Depois de momentos de instabilidade ao longo de praticamente toda a Série B do Campeonato Brasileiro de 2025, o Athletico vai deixando essa fase no passado — pelo menos pelo que o time vem demonstrando em campo. Na vitória por 2×0 sobre o Volta Redonda, no último sábado (8), o Furacão apresentou um dos fatores que o colocam, mesmo que momentaneamente, na vice-liderança da competição e com a melhor campanha do segundo turno: o reencontro com a solidez defensiva.

Carlos Terán, zagueiro do Athletico em treino no CT do Caju
Último reforço da defesa no ano, Terán destacou trabalho no dia a dia. (Foto: José Tramontin/Athletico)

Nos últimos cinco jogos que disputou, o Rubro-Negro não perdeu nenhum — foram três vitórias e dois empates. Além disso, o time saiu de campo sem sofrer gols nas últimas quatro partidas (sendo sete nas últimas dez partidas), um dado que reforça a melhora coletiva em um momento crucial da competição e da briga pelo retorno à Série A.

Isso não é um momento. É um trabalho de muito tempo, todos os dias. Todo o setor defensivo, não somente zagueiros e laterais, mas também os volantes e todo o grupo, em um trabalho diário. Não é um momento, é o resultado de um tempo”, afirmou o zagueiro Carlos Terán, reforço que chegou ao clube na metade do ano, em entrevista coletiva após a vitória sobre o Voltaço

Odair Hellmann explica mudança defensiva no Athletico

O técnico Odair Hellmann destacou, as mudanças que levaram o Athletico a alcançar um novo patamar de equilíbrio na reta final da Série B. O comandante ressaltou que o crescimento defensivo do time é resultado de trabalho coletivo, adaptação e versatilidade tática, fatores que têm permitido ao Furacão controlar melhor os jogos e responder às diferentes estratégias dos adversários

+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!

Segundo o treinador, o Athletico evoluiu por não se limitar a um único modelo de jogo. A capacidade de variação dentro das partidas tem sido decisiva para manter a equipe sólida na defesa e eficiente no ataque.

Não dá pra jogar de uma forma só. Em algum momento, o adversário vai te superar porque te estudou. Então, precisamos ter alternativas dentro do próprio jogo”, explicou Odair Hellmann, reforçando a importância de um elenco preparado para diferentes cenários.

O treinador também destacou que as mudanças não afetam a identidade do time, mas fortalecem o conjunto e dão mais segurança defensiva.

Tenho procurado iniciar com uma estrutura que traga equilíbrio defensivo e ofensivo, mas que também me permita variar quando o jogo pede. Esse grupo entende e executa bem”, completou o técnico.

Com a sequência de bons resultados e quatro partidas sem sofrer gols, o Athletico mostra que encontrou o ponto de estabilidade tão buscado ao longo da temporada. O ajuste defensivo se tornou um dos pilares da reação rubro-negra na briga pelo acesso à Série A.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.