Curitiba - A relação entre Brasil e Japão sempre rendeu capítulos curiosos e marcantes para ambos os países. Seja passando pela influência de craques como Zico e Leonardo, que popularizaram o futebol no país asiático, ou casos emblemáticos como os de Kazu, japonês que jogou pelo Coritiba nos anos 80 e segue em atividade até hoje, as histórias são quase infinitas.

E o Coritiba, que um dia teve Kazu, em outro momento teve um brasileiro com a dupla nacionalidade japonesa. E por mais de uma vez. O volante Pedro Ken, que no futebol paranaense também atuou no Operário, acumulou passagens por outros grandes clubes do Brasil, como Cruzeiro e Vasco. No exterior, atuou no futebol russo por quase dois anos.
+ Confira todas as notícias do Coritiba no RIC.com.br!
Aos 38 anos, aposentado desde 2022 e sócio de uma rede de restaurantes, Pedro Ken participou do Bate Pronto Paraná desta quarta-feira (17) e contou histórias de sua passagem vitoriosa pelo mundo da bola.
“Há uma sinergia”, afirma o torcedor Pedro Ken sobre momento do Coritiba
Pedro Ken nunca fez questão de esconder o carinho que sente pelo Coritiba. Empresário, aproveita as folgas e o tempo livre para assistir os jogos do time, especialmente os no Couto Pereira. Confiante no acesso do time para a Série A, ele afirma que a “sinergia” entre torcida e elenco tem sido importante na temporada de 2025.
Eu acho que o que é importante para o Coritiba é que a campanha tem sido regular. O Coxa tem sido líder, tem conseguido manter a posição. Lógico que bate uma memória, um receio pelo que aconteceu em anos anteriores. Vendo de fora, acredito que o Coritiba está no caminho certo. Noto uma energia muito positiva por parte do torcedor que, desde sempre, adotou uma sinergia muito importante junto do time. O Coritiba vai subir!
Enquanto jogador, Pedro Ken fez parte do time do Coritiba que foi campeão brasileiro da Série B em 2007. O ex-jogador fez uma relação entre a pressão encontrada naquela temporada e na atual. Curiosamente, em ambos os casos, o ano anterior feito pelo clube gerou o aumento da pressão.
+ Atletiba tem data definida pela CBF, que desmembra quatro rodadas da Série B
“Foi muito importante naquele ano porque, em 2007, aconteceu as mesmas coisas que estão acontecendo nesse ano. Há uma união, um encontro de propósitos. Naquela temporada a gente sabia da pressão, exatamente pelo fato de não termos tido um grande ano de 2006. Aquele ano de 2007 foi especial demais pra mim“, lembra.
Pressão quando jovem e sonho de jogar no Coritiba: Pedro Ken “abre o jogo” sobre memórias na base
Cria da base do Coritiba, Pedro Ken abriu o coração e lembrou o início de sua carreira no clube. Torcedor do Coxa desde a infância, ele afirmou que, diferentemente de outros colegas, que sonhavam com uma outra carreira, ele queria “fincar os pés” no lugar onde aprendeu a amar.
Meu sonho sempre foi jogar no Coritiba. Eu nunca vislumbrei muito essa coisa de jogar na Europa. Eu queria estar mesmo no Couto Pereira, jogando para os meus amigos e pra minha família. Isso, claro, gerava uma pressão, até porque eu sou daqui, sou da casa. No início, claro, há a dificuldade da transição do jovem da base para o profissional. Foi duro no começo mas, ao mesmo tempo, realizei um sonho. Pra mim, foi uma honra ter tido a chance de atuar no clube do meu coração. Sempre quis estar no Coxa e fui muito feliz.
Com Pedro Ken na torcida, o Coritiba volta a jogar pela Série B na quinta-feira (25), às 19 horas, contra o Criciúma, no Couto Pereira. A partida terá transmissão da rádio Jovem Pan News e da rádio Banda B.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!