Curitiba - Athletico e Criciúma se enfrentam na próxima segunda-feira (11), no Estádio Heriberto Hülse, às 19h, em partida válida pela 21ª rodada da Série B. O confronto, que aconteceu 29 vezes, tem um capítulo especial, que ficou marcado pela vitória do Tigre, mas que foi celebrada também pelos torcedores do Furacão.

A situação aconteceu no Campeonato Brasileiro de 1996, pela última rodada. Os catarinenses venceram o Rubro-Negro por 2×1, dentro da velha Baixada. E a festa foi dos dois lados, uma vez que o resultado teve efeito cascata: empurrou o Fluminense para a segunda divisão, ou pelo menos era isso que esperavam os torcedores na época.
+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!
A torcida do Athletico comemorou o então rebaixamento do clube carioca, mas teve um motivo para a rivalidade entre os clubes começar. Semanas antes, o Furacão havia enfrentado o Fluminense nas Laranjeiras e vencido por 3×2, de virada, com gols de Luís Carlos Matos e dois de Paulo Rink. Mas o jogo terminou em violência. O goleiro Ricardo Pinto, que tinha quase dez anos de história no clube carioca e defendia o Rubro-Negro, foi provocado durante a partida e comemorou com raiva.
Goleiro sofreu traumatismo craniano
Com a comemoração de Ricardo Pinto, os torcedores do Fluminense ficaram revoltados e invadiram o campo. Ele levou socos, chutes e chegou a ser atingido na cabeça por uma barra de ferro, tendo traumatismo craniano, edema cerebral e precisou ser internado na UTI.
+ Athletico tenta fazer de classificação histórica virada de chave no ano
Por isso, semanas depois, quando o Criciúma venceu o Furacão e, indiretamente, derrubou o Fluminense, a derrota ganhou tons de comemoração em Curitiba.
CBF anulou a queda do Tricolor
No papel, o Fluminense estava rebaixado. Terminou o Brasileirão de 1996 na penúltima colocação, à frente apenas do Bragantino, e a queda parecia certa. Mas uma denúncia de suborno envolvendo o então presidente da comissão de arbitragem, Ivens Mendes, mudou tudo. A CBF interveio, ignorou o regulamento e suspendeu o rebaixamento daquele ano.
+ Athletico volta a negociar com o Fortaleza, mas plano é outro
A decisão virou escândalo. Para os torcedores do Athletico, restou a frustração de ver o Fluminense escapar da degola fora de campo. No entanto, a queda só foi adiada, porque em 1997, o Flu terminou novamente entre os últimos e caiu de vez para a Série B, chegando à Série C, em 1999.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!