Com as polêmicas envolvendo a Chapecoense e o presidente Alex Passos, surgiu um debate sobre o clube disputar o Campeonato Paranaense. Mas o que é necessário para que um clube se filie à Federação Paranaense de Futebol (FPF)?

“A partir de segunda-feira, vamos ver se podemos mudar de Federação. Ou vamos para a Paranaense, ou para a Gaúcha. É mais perto ir para Curitiba ou Porto Alegre do que vir para Florianópolis.”, foi o que disse o presidente da Chape, Alex Passos, após o clube perder a final do Campeonato Catarinense para o Avaí, no último sábado (22).
+ Volante que deu voadora em torcedor é ameaçado de morte e pede desculpas; Chapecoense se manifesta
O presidente reclamou de um pênalti marcado para o adversário que resultou no gol do título, de lances do primeiro jogo da partida e da escolha do árbitro para a decisão.
O que é necessário para jogar o Paranaense?
O primeiro passo para a Chape seria fazer um pedido para se retirar da Federação Catarinense de Futebol. Em seguida, ir à CBF para pedir registro na FPF.
Com isso, a equipe, em tese, estaria apta a disputar os torneios organizados pela Federação Paranaense de Futebol. Só que o clube teria que praticamente recomeçar do zero a nível estadual. Ou seja, disputar em 2026 a terceira divisão para, no mínimo, em 2028 estar na elite do Paranaense.
A reportagem entrou em contato com a FPF para questionar se um time de outro estado poderia disputar torneios do Paraná ou se seria necessário trocar de CNPJ e ter uma sede no Estado.
*Procurada, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) não se manifestou até o fechamento da reportagem.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!