Curitiba - A torcida organizada Os Fanáticos publicou uma nota nas suas redes sociais recomendando que todos os associados da torcida fiquem a pelo menos cinco quilômetros de distância de qualquer evento esportivo. O objetivo é respeitar a decisão judicial divulgada no dia 1 de abril.

Torcida do Athletico na Arena da Baixada
Torcida organziada Os Fanáticos. (Foto: Athletico/José Tramontin)

Com isso, a organizada não estará presente no jogo desta quinta-feira (10) entre Athletico e Criciúma, às 19h, pela segunda rodada da Série B.  A nota da Os Fanáticos afirma que a organizada já recorreu da decisão, mas ainda não recebeu nenhuma resposta da Justiça.

+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!

 “Reafirmamos que a torcida Os Fanáticos cumprirá integralmente a decisão judicial vigente, ao mesmo tempo em que continuará buscando, de forma incansável, o pleno restabelecimento do seu direito de torcer e de existir como expressão legítima da cultura popular e da paixão atleticana.

Recomendamos que todos os nossos associados também respeitem integralmente a decisão judicial”, diz o texto.

Veja abaixo a nota na íntegra

“Nota oficial- Torcida Organizada os Fanáticos

A torcida organizada Os Fanáticos vem a público, em respeito aos seus associados e a toda a torcida atleticana, esclarecer que, quanto aos fatos relacionados à recente decisão judicial que impôs severas restrições à nossa atuação, nossa assessoria jurídica foi imediatamente acionada e adotou todas as medidas legais cabíveis para que a verdade seja reconhecida e os direitos da coletividade atleticana sejam respeitados e restabelecidos.

Entretanto, até a presente data, não houve qualquer retorno por parte do poder judiciário ao recurso interposto.

Reafirmamos que a torcida Os Fanáticos cumprirá integralmente a decisão judicial vigente, ao mesmo tempo em que continuará buscando, de forma incansável, o pleno restabelecimento do seu direito de torcer e de existir como expressão legítima da cultura popular e da paixão atleticana.

Recomendamos que todos os nossos associados também respeitem integralmente a decisão judicial.

Conforme determinado, nenhum associado poderá frequentar estádios ou permanecer num raio de cinco quilômetros de qualquer local onde esteja ocorrendo um evento esportivo, pelo prazo estabelecido de 90 dias.

Relembramos que a decisão impôs duas sanções gravíssimas:

– A suspensão das atividades da torcida organizada, proibindo qualquer manifestação institucional em eventos esportivos, com possibilidade de prorrogação.

– A proibição, por 90 dias, de que qualquer associado frequente estádios ou permaneça num raio de cinco quilômetros de qualquer local onde ocorra evento esportivo- medida que, ao nosso ver, afronta direitos fundamentais, como a liberdade de associação e de locomoção, além de representar responsabilização coletiva por atos não individualizados.

Importante lembrar que a essência de Os Fanáticos sempre foi apoiar incondicionalmente o Athletico Paranaense, dentro e fora de campo.

Mais do que uma torcida, somos uma entidade que representa milhares de pessoas, com identidade, história e voz própria. Por isso, também temos a responsabilidade de proteger nossos associados– garantindo que seus direitos, sua cultura e sua dignidade não sejam silenciados por decisões desproporcionais ou injustas. 

Seguiremos mobilizados, atuantes e vigilantes. Não mediremos esforços para restabelecer as liberdades que nos foram indevidamente retiradas. Reiteramos, ainda, que não compactuamos com qualquer forma de violência e seguimos abertos ao diálogo com as autoridades.

Por fim, informamos que a qualquer momento poderão surgir novidades em razão das medidas judiciais adotadas e todos os desdobramentos serão prontamente comunicados por nossos canais oficiais.

Atlético até a morte

Nós somos Os Fanáticos”

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Robson Martins
Robson Martins

Editor de Esportes

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.

Jornalista desde 2006, com experiência de mais de 15 anos com jornalismo esportivo. Especialista em cobertura do desempenho e resultado dos times do Paraná.