Nesta quarta-feira, o Palmeiras vai enfrentar o Santo André no Allianz Parque, em partida válida pelas quartas de final do Campeonato Paulista. Se depender do retrospecto recente, a equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo está perto das semifinais do Estadual, já que o Alviverde esteve entre os quatro melhores times da competição nas últimas seis edições do torneio.

Caso elimine o Santo André, o Palmeiras vai estar nas semifinais do Campeonato Paulista pela sétima vez consecutiva (Foto: Divulgação/Cesar Greco)

A última eliminação do Palmeiras nas quartas de final do Paulistão foi em 2013. Na ocasião, o Alviverde enfrentou o Santos, então campeão da Libertadores, na Vila Belmiro. O Peixe abriu o placar com Cícero no primeiro tempo, mas Kleber empatou de cabeça no final da partida e levou o duelo para os pênaltis.

Destaque no tempo normal, o goleiro palmeirense Bruno não conseguiu manter o alto nível nas penalidades máximas e viu o companheiro de posição Rafael brilhar. O arqueiro santista defendeu as cobranças de Kleber e Leandro e ajudou o Peixe a vencer a disputa por 4 a 2.

Nas últimas 10 edições do Campeonato Paulista, o Palmeiras foi eliminado nas quartas de final em apenas uma outra oportunidade. Em 2012, a equipe paulistana perdeu por 3 a 2 para o Guarani, no Brinco de Ouro da Princesa. Fumagalli, com um gol olímpico, e Fabinho, duas vezes, marcaram para o Bugre, enquanto Marcos Assunção e Henrique descontaram.

Caso vença o Santo André, o Palmeiras estará nas semifinais do Paulistão pela sétima vez consecutiva. Em 2019, 2018 e 2017, o Alviverde eliminou o Novorizontino nas quartas de final. Na mesma fase, também despachou São Bernardo, Botafogo-SP e Bragantino em 2016, 2015 e 2014, respectivamente.

Já em 2011, o Alviverde derrotou o Mirassol e avançou para a penúltima fase do Estadual. Um ano antes, o Palmeiras não participou das quartas de final da competição, já que acabou eliminado ainda na primeira fase.