Com o Allianz Parque e o Pacaembu indisponíveis, o Palmeiras resolveu enfrentar o Santos no Morumbi às 16 horas (de Brasília) deste domingo, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Em sua última partida com o mando de campo no estádio do São Paulo, há quase 13 anos, o time alviverde venceu o arquirrival Corinthians.

Em 23 de setembro de 2007, pelo Campeonato Brasileiro, o Palmeiras ganhou o Derby por 1 a 0. Aos 14 minutos da etapa complementar, após cobrança de falta de Caio do lado esquerdo, o zagueiro Nen completou de cabeça e fez a festa da torcida alviverde no Morumbi.

O Palmeiras, então comandado pelo técnico Caio Júnior e trajado com o uniforme verde-limão, disputou o Derby com a seguinte escalação: Diego Cavalieri; Wendel, David Braz, Nen (Edmílson) e Leandro (Valmir); Pierre, Makelele, Martinez e Valdivia; Caio (Luiz Henrique) e Max.

Com o triunfo no clássico, o Palmeiras voltou ao G4, mas terminou o Campeonato Brasileiro apenas na sétima colocação. Ao fim da partida no Estádio do Morumbi, o Corinthians ouviu gritos de “Segunda Divisão” da torcida alviverde e, de fato, acabou o torneio nacional rebaixado.

Já o último duelo entre Palmeiras e Santos no Estádio do São Paulo foi disputado no dia 1º de fevereiro de 2004 e terminou com empate por 2 a 2. Magrão e Vágner Love colocaram o time alviverde em vantagem, mas Robinho e Renato empataram o marcador.

O técnico Jair Picerni mandou a campo a seguinte escalação Marcos; Baiano, Leonardo, Glauber e Lúcio; Corrêa, Magrão, Élson (Pedrinho) e Diego Souza; Muñoz (Adriano Chuva) e Vagner Love. Palmeiras e Santos acabaram eliminados nas semifinais do Campeonato Paulista 2004 por Paulista e São Caetano, respectivamente.