O Palmeiras nunca havia ficado tanto tempo longe dos gramados como na atual temporada. Por conta da pandemia do coronavírus, o clube alviverde vai ficar exatos 128 dias sem jogos até o clássico contra o Corinthians, marcado para o dia 22 de julho, no retorno do Campeonato Paulista.

O número supera o recorde momentâneo de 124 dias, estabelecido no ano de 1932. Na ocasião, o calendário foi suspenso entre 4 de julho e 5 de novembro por conta da Revolução Constitucionalista, conflito ocorrido entre 9 de julho e 2 de outubro nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, com a intenção de derrubar o governo ilegítimo de Getúlio Vargas e realizar a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.

Palmeiras vai ficar afastado dos gramados por 128 dias

Nesse cenário, o Verdão, que tinha o nome de Palestra Itália na época, derrotou o Ypiranga por 4 a 2 no dia 3 de julho, pela 7ª rodada do Paulistão, e voltou a campo somente em 6 de novembro. Tal como em 2020, o adversário do retorno foi justamente o Corinthians.

O alviverde foi triunfante no duelo e derrotou o rival por 3 a 0 no Parque Antarctica, com dois gols de Romeu Pellicciari e um de Sandro. O resultado deixou a equipe muito próxima do título, já que, por conta da paralisação, os organizadores determinaram que a competição seria finalizada ao término das 11 rodadas do primeiro turno, por meio do sistema de pontos corridos.

Duas semanas depois, pela 9ª rodada, o Palestra derrotou a Portuguesa por 3 a 0 e conquistou de forma antecipada o quarto título estadual de sua história. O time ainda encerrou a campanha com 100% de aproveitamento ao aplicar uma goleada de 9 a 1 sobre o Germânia e outra de 8 a 0 no Santos, a maior de todos os tempos do confronto.

Na temporada atual, a última partida do Palmeiras aconteceu no dia 14 de março, no empate em 0 a 0 com a Inter de Limeira, pela 10ª rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista. O Verdão se encontra na segunda posição do Grupo B, com 19 pontos em 10 jogos.