Curitiba - O Paraná Clube anunciou, no começo da tarde desta terça-feira (1º), o seu novo comandante para o segundo semestre da temporada. Trata-se de Zé Roberto, ex-jogador do Tricolor, com histórico no futebol paranaense e que foi auxiliar de Alex na Turquia.

Aos 43 anos, o treinador chega com a missão de recolocar o time paranista em uma competição nacional. Para isso, terá que conquistar o título da Copa Paraná, que será disputada no segundo semestre.
+Paraná Clube perde negociação de SAF por falta de calendário em 2026
O campeão da nova competição feita pela FPF terá uma vaga garantida na Copa do Brasil de 2026. Outros clubes como Coritiba, FC Cascavel, Azuriz, São Joseense e Cianorte também devem participar do torneio, que ainda não foi oficializado.
Antes, porém, ele irá acumular a função de técnico do sub-20 no Paranaense da categoria, uma vez que o então treinador, Luciano Simm, precisou ser afastado do cargo por questões de saúde.
Carreira como treinador ainda é curta
Zé Roberto parou de jogar futebol profissionalmente em 2017 e iniciou a carreira como treinador em 2019, no sub-17 do Londrina. Já em 2020 teve a primeira experiência comandando um time principal no Luverdense, onde durou apenas cinco jogos.
+Paraná Clube aposta em novo torneio da FPF para ter calendário nacional
O seu retorno foi somente em 2022, para comandar a equipe sub-20 do São Joseense e, após bom trabalho, foi promovido a equipe principal em 2023. Em 21 jogos, conseguiu cinco vitórias.
Em 2024, iniciou o ano no Cianorte e fez 12 jogos, com quatro vitórias, mas pediu demissão e aceitou o convite do Foz do Iguaçu. Quatro jogos depois, pediu demissão e rumou à Turquia para o Antalyaspor, como auxiliar-técnico de Alex. A aventura durou até fevereiro de 2025, quando a crise financeira atrapalhou o trabalho e acabou no desligamento de toda a comissão técnica.
Zé Roberto já atuou pelo Paraná Clube
Ainda quando atuava como atleta profissional, o então zagueiro Zé Roberto, jogou pelo Paraná Clube em 2015 e 2016. No primeiro ano, foram dez partidas na campanha que terminou em 13º na Série B, com 46 pontos.
Já em 2016 foram 14 jogos, dez jogando no Paranaense, um na Copa do Brasil, na primeira fase, contra o Estanciano, onde, inclusive, fez um gol. E três na Série B, onde o Tricolor lutou para não cair e ficou em 15º com 41 pontos, apenas um acima do primeiro rebaixado, o Joinville.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!