Paraná Clube derrapa na estreia e perde por 2 x 1 para o União (Foto: José Delmo Menezes Júnior/Paraná Clube/Divulgação)

Defesa tricolor deixa a desejar e falha nos dois gols do adversário

O Paraná Clube foi até o sudoeste do Estado, nessa quarta-feira (16), enfrentar o União Beltrão, em jogo válido pela primeira rodada do Campeonato Paranaense de 2018, e perdeu para os donos da casa por 2×1. O jogo único que marcou a abertura do regional começou com o tricolor da vila tentando tomar as ações da partida. Entretanto, aos poucos, o jogo foi ficando extremamente truncado e faltoso, tanto que a primeira oportunidade de gol só veio aos 14 minutos, depois de uma troca de passes envolvente do ataque tricolor. Zezinho chutou de fora área, a bola desviou da marcação e saiu em escanteio.

Quando parecia que o gol paranista seria uma questão de tempo, aos 19 minutos, o União Beltrão abriu o placar em uma jogada repleta de falhas da zaga tricolor: primeiro com zagueiro Raiam, que, na tentativa de afastar o perigo da zaga do Paraná bateu errado na bola e acabou indo na direção do gol. Depois, foi a vez do goleiro Hugo complicar tudo ao tentar dar um soco na bola que não deu certo e sobrou para Marquinhos Cambalhota, que abriu o placar.

Após o gol, a equipe da casa, que já atuava de maneira defensiva, se fechou de vez deixando a partida ainda mais faltosa, só saindo nos contra ataques cada vez mais frequentes. Tanto que, aos 39 minutos, após cobrança de falta de Thiaguinho, Lucas Vieira subiu mais que a zaga tricolor e ampliou o placar para a equipe do interior do Estado. Se por um lado o Beltrão fazia a festa da sua torcida, do outro o Paraná deixava seus torcedores ainda mais preocupados, já que, depois dos gols do União Beltrão, o tricolor não conseguia mais criar jogadas de perigo.

Para piorar a situação, o técnico Wagner Lopes teve que fazer uma substituição forçada, colocando Diego no Lugar de Minho, que saiu machucado. O tricolor estava tão perdido em campo que só voltou a criar uma chance de gol no fim do primeiro tempo, aos 43 minutos, quando Alemão Junior recebou a bola e chutou para o gol, mas Marcos Paulo fez grande defesa.

Depois do intervalo, o tricolor voltou para etapa final mais focado, tentando voltar para a partida. Aos 1’10”, o lateral Junior fez boa jogada e tocou para João Paulo, que chutou no gol, obrigando o arqueiro do Beltrão a fazer grande defesa. Aos 4’04”, João Paulo, que começou a aparecer mais no jogo, enfiou boa bola para Diego, que Chutou errado e desperdiçou uma boa chance.

Aos 8’36”, Vitor Feijão fez boa jogada e cruzou para Diego, que perdeu mais uma chance de diminuir o placar. Entretanto, a pressão imposta pelo Paraná, que parava no goleiro Marcos Paulo, só teve resultado aos 19 minutos, quando Felipe Augusto chutou de fora da área e contou com a colaboração do goleiro do União Beltrão. Depois do gol, o time parinista tentou, de todas as formas, empatar o jogo. Contudo, parou na forte marcação imposta pelo time do interior.

Vale salientar ao torcedor paranista que, apesar da derrota, que veio principalmente por falhas do setor defensivo, a equipe comanda por Wagner Lopes ao menos mostrou que estilo de jogo e a filosofia implantada pelo próprio técnico durante a temporada passada, e que deu ao Paraná o acesso a Série A, continua intacta. Porém, como houve muitas mudanças de jogadores, o tricolor terá que fazer ajustes ao longo da competição para que erros como os de ontem não voltem a acontecer.

Depois do jogo contra o União Beltrão, o tricolor se prepara para tentar a redenção e buscar sua primeira vitoria no campeonato na próxima quarta (24), na Vila Capanema, contra o Atlético Paranaense, no primeiro clássico da competição que será valido pela segunda rodada.