A 15ª rodada do Campeonato Brasileiro proporcionou o quadro ideal para o Paraná Clube tentar sair da zona do rebaixamento da Série B. Jogando contra o lanterna da competição – que ainda não venceu fora de casa – e na Vila Capanema, o Tricolor bateu o Vila Nova por 3 a 1. Tiago Alves marcou os dois primeiros e Arthur fechou a conta paranista. Léo Rodrigues fez o gol de honra para o Tigre.
Com os três pontos, o Tricolor soma 16 e deixa a zona da degola temporariamente. Agora resta torcer para o Avaí vencer o Oeste, que é o primeiro fora do rebaixamento com 15 pontos.
Novamente a diretoria paranista lançou a promoção de ingressos e dessa vez a torcida compareceu em peso. O horário das 16h20 ajudou e mais de 7.500 pessoas presenciaram as boas atuações de Tiago Alves e Marcos Serrato, além da dupla de zaga formada por Alisson e Gustavo.
Na próxima rodada o Paraná viaja até Goiania, onde vai enfrentar o Atlético-GO, no Serra Dourada. A partida está marcada para as 19h30 do sábado (15). Já o Vila Nova permanece na última colocação com apenas cinco pontos e enfrenta o Oeste no Estádio dos Amaros.
O jogo
Com ambas as equipes escaladas no 4-5-1 e precisando vencer, a partida começou muito aberta, mas o gramado irregular prejudicou bastante a qualidade técnica. Até os 10 minutos iniciais, os erros de passes e domínios tomaram conta do jogo. Depois, o Vila Nova colocou a bola no chão e passou a mandar na partida. Logo aos 14 minutos, veio a primeira chance com o chute forte de Ítalo de fora da área. No contra-ataque, Paulinho saiu em velocidade driblando a zaga paranista e chutou para a boa defesa de Marcos. No rebote, Nenê bateu de primeira e passou no travessão.
Passado o susto, enfim o time da casa conseguiu acalmar os nervos e pressionar o adversário. Para alegria dos torcedores, em uma cobrança de falta rápida, aos 33 min, Marcos Serrato recebeu no meio e avançou sem marcação tocando para Tiago Alves, que ajeitou e chutou de fora da área no canto do goleiro Cleber. Com a vantagem, o Tricolor começou a trocar mais passes e tranquilizar a partida até os 44 min. Isso porque, no último minuto a bola sobrou para o lateral Léo Rodrigues que, mesmo de esquerda e fora da área, levou o placar empatado para o intervalo.
Para quem saiu triste no último lance da primeira etapa, vibrou no primeiro da segunda. Com apenas aos 2 minutos, Lúcio Flávio cobrou a falta ensaiada na cabeça de Alisson na segunda trave, o zagueiro tocou de cabeça para Gustavo que chutou no travessão. No rebote, Tiago Alves encheu o pé para marcar o seu segundo gol.
Com o gol logo no começo, o Paraná colocou a bola no chão e não demorou tanto para sair o terceiro. Aos 25 min, Claudinei Oliveira tirou o artilheiro Giancarlo para colocar Arthur. No primeiro lance do atacante, ele cabeceou a falta de Lúcio Flávio e contou com o desvio na zaga para ampliar a vantagem e botar números finais na partida.
Ficha técnica
Local: Estádio Durval de Britto e Silva (Vila Capanema), em Curitiba-PR. Data: sábado, dia 09 de agosto de 2014. Horário: 16h20 (horário de Brasília).
Árbitro: Rodrigo D. Alonso Ferreira (SC). Assistentes: Neuza Ines Back (SC) e Angelo Rudimar Bechi (SC)
Paraná Clube: Marcos; Chiquinho (Pedro Castro), Gustavo, Alisson e Breno; Lucas Otávio, Marcos Serrato, Ricardinho e Lucio Flavio; Tiago Alves (Anderson Sitta) e Giancarlo (Arthur). Técnico: Claudinei Oliveira
Vila Nova: Cleber Alves; Léo Rodrigues, Vítor, Gabriel e Rafinha; Arthur (Gustavo), Felipe Macena, Nenê Bonilha, Hugo (Wanderson) e Paulinho; Ítalo (Mateus Anderson). Técnico: Márcio Azevedo
Cartões amarelos: Léo Rodrigues, Rafinha e Nenê (Vila Nova); Giancarlo (Paraná)
Gols: Tiago Alves (33 min 1ª tempo e 02 min do 2ª tempo); Léo Rodrigues (44 min 1ª tempo); Arthur (25 min 2ª tempo).