A vitória era importante para embalar uma sequência e sair da zona do rebaixamento, mas contando com falhas no setor defensivo, o Paraná Clube não resistiu e perdeu para o Vasco em São Januário por 1 a 0. Apesar de jogar melhor durante boa parte da partida, o Tricolor não aproveitou as várias chances criadas e, quando acertava a meta, parava no goleiro Martíns Silva. Do outro lado do campo, Marcos chegou até a defender o pênalti cobrado por Kleber, mas falhou em um escanteio na primeira etapa e a bola sobrou para o zagueiro Douglas Silva que não perdoou. Mesmo com a derrota, o Tricolor ainda permanece na 17ª colocação depois de quatorze rodadas do Campeonato Brasileiro da série B.
Mesmo sem perder desde o dia 10 de maio em seu estádio – vitória sobre o Oeste antes da parada para a Copa do Mundo – o Vasco passou sufoco com o Paraná. O time carioca até começou melhor na partida e marcou ainda na metade da primeira etapa, mas de resto, só deu os visitantes. Quando não era a falta de pontaria, era o goleiro vascaíno quem salvava o resultado magro com duas ótimas defesas milagrosas nas cabeçadas de Arthur e Anderson Rosa. Melhor no setor aéreo e ainda com um a menos depois da expulsão de Anderson Rosa, Breno teve no último minuto uma ótima chance, mas a cabeçada acabou parando na trave.
O Paraná agora terá uma semana inteira de trabalho e enfrenta o Vila Nova no próximo sábado, na Vila Capanema, às 16h20. Já o Vasco encara o ABC na Arena das Dunas.
O jogo
Apesar horário das 16h20 e com o sol do Rio de Janeiro, a partida até que começou movimentada. Como mandante, o Vasco apostava na posse de bola e na pressão inicial. Já o Paraná esperava o erro para sair no contra-ataque. Antes dos 5 min a equipe carioca já apresentava seu cartão de visitas com a cabeçada de Thalles que acabou parando na trave. Acuado com a pressão, o time paranista não conseguia jogar e ainda tomava um sufoco no setor defensivo. A primeira chance dos visitantes foi aparecer só aos 17 min com o chute fraco de Tiago Alves. Depois daquela fase inicial, o rendimento começou a cair e os passes errados a aparecer de ambos os lados.
Quando conseguiu esfriar a partida, o Tricolor passou a atacar e levar perigo, mas dois milagres operados pelo goleiro vascaíno impediram o gol. Aos 31 min, Chiquinho recebeu pela ponta direita e cruzou, Arthur apareceu de trás cabeceando no canto e Martíns Silva espalmou a bola. E quando era melhor, o Paraná viu seu goleiro falhar ao tentar espalmar a bola que sobrou para Douglas Silva, o zagueiro não perdoou e balançou as redes. A jogada aérea era caminho das pedras para Tricolor empatar. Alisson cabeceou livre depois do escanteio, só que com os pés, Martíns Silva salvou mais uma vez. Nos minutos finais, Tiago Alves ainda arriscou de longe para mais uma defesa do goleiro vascaíno.
Na volta do vestiário, os papéis se inverteram no início da segunda etapa: o Paraná passou a pressionar e o Vasco a ter o contra-ataque. Apesar do ritmo fraco, o jogo ficou mais aberto e as oportunidades de gols foram inúmeras. Aos 14 min, Chiquinho levantou na cabeça de Arthur que testou no canto e a bola passou perto. Tiago Alves ainda teve mais uma chance com um chute de fora da área que o goleiro vascaíno defendeu, mas o problema maior era a zaga paranista. Aos 24 min, o setor falha, Kleber rouba a bola e quando ia chutar foi derrubado por Anderson Rosa dentro da área – que acabou sendo expulso. Na cobrança, o próprio atacante cobrou e Marcos defendeu a penalidade.
Com um homem a mais e a vantagem no placar, a equipe carioca passou a controlar o jogo. No lance seguinte, na cobrança de escanteio, Rodrigo ainda levou perigo ao cabecear a bola na trave. Para passar o tempo, o Vasco passou a tocar a bola e ficou a espera do apito final. Quando tudo parecia acabado, Júlio Cesar faz boa jogada pela esquerda e Breno acabou cabeceando na trave. Apesar da chance, o Vasco se segurou como pode e saiu com a vitória.
Ficha técnica
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro-RJ. Data: sábado, dia 02 de agosto de 2014. Horário: 16h20 (horário de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO). Auxiliares: Janette Mara Arcanjo (MG) e Pablo Almeida da Costa (MG).
Vasco: Martin Silva, Carlos Cesar, Douglas Silva, Rodrigo e Diego Renan (Marlon); Guiñazu, Fabrício, Dakson (Lucas Crispin) e Douglas; Kleber e Thalles (Edimilson).
Técnico: Adilson Batista
Paraná: Marcos, Chiquinho, Anderson Rosa, Alisson Brand e Breno; Lucas Otávio, Marcos Serrato, Ricardinho e Lúcio Flávio; Arthur (Edson Sitta) e Tiago Alves (Júlio César).
Técnico: Claudinei Oliveira
Cartões amarelos: Alisson (Paraná); Guiñazu (Vasco); Diego Renan (Vasco)
Cartão Vermelho: Anderson Rosa
Gols: Douglas Silva (34 min 1ª tempo)