Ponta Grossa - Depois de quatro anos com Athletico ou Coritiba na final, o Campeonato Paranaense volta a ter uma final com dois times do interior. Dessa vez, Operário e Maringá disputam o título de campeão. A última final “100% interior” foi em 2021.

Fantasma e Dogão jogam a final do Paranaense de 2025 (Foto: André André Jonsson/ OFEC)

Na ocasião, Londrina e Cascavel protagonizaram a última final sem equipes da capital. Em 2021, o Tubarão levou a melhor depois de empatar duas vezes e ser campeão nos pênaltis.

+ Confira a tabela completa do Campeonato Paranaense!

De lá pra cá, no entanto, as finais sempre contaram com ao menos um time do interior. O Dogão chega pela terceira vez na final em quatro anos, e o Fantasma volta a uma decisão 10 anos depois de conquistar seu primeiro Paranaense.

Sexta final do Paranaense apenas com times do interior

O Operário chega para a final com a melhor campanha da primeira fase, e eliminando São Joseense e Londrina, nas quartas e semifinais, respectivamente, nos pênaltis. O Maringá alcançou a decisão depois de eliminar a dupla Atletiba, com destaque para o 3×0 na Ligga Arena diante do Furacão.

+”O pacto tá exorcizado”: Maringá cutuca o Athletico após ida à final

Curiosamente, das cinco finais entre times do interior do Paraná, o Londrina esteve presente em quatro delas, e saiu campeão em todas.

+ Dez anos depois, Operário volta a uma final de Paranaense: “Não é fácil”

Além de 2021, o Tubarão levou a melhor diante do rival Maringá em 2014 e conquistou o tetra campeonato na época. Antes, em 1992, o Londrina havia vencido o União Bandeirante, time da região norte pioneira do Paraná, em final de três jogos no Estádio do Café.

+ Jorge Castilho leva Maringá à terceira final em quatro anos: “Agora é buscar mais”

11 anos antes, em 1981, o Londrina se sagrou campeão contra o Grêmio Maringá, quando venceu os dois jogos da final, por 3×2 e 2×0. No Paranaense daquele ano, o Tubarão acabou com 36 jogos, sendo 20 vitórias, nove empates e sete derrotas.

+ Zagueiro do Maringá reclama de postura do técnico do Athletico, que dá resposta

A outra final foi em 2002, quando Iraty e Grêmio Maringá se enfrentaram, com o Azulão saindo campeão. Porém, os times da capital Athletico, Coritiba, Paraná Clube e Malutrom, estavam disputando a Copa Sul-Minas e entraram apenas no chamado ‘Supercampeonato Paranaense’.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

(Foto: Arquivo Pessoal)
Felipe Valente

Felipe Valente é especialista em matérias de Esporte, em especial trazendo informações sobre o que repercute na internet sobre times do Paraná, do Brasil e do Mundo.

Felipe Valente é especialista em matérias de Esporte, em especial trazendo informações sobre o que repercute na internet sobre times do Paraná, do Brasil e do Mundo.