O ex-diretor técnico do Athletico, Paulo Autuori, falou pela primeira vez sobre o rebaixamento do Furacão no ano do centenário. O dirigente focou, principalmente, na quantidade de técnicos da equipe no ano passado, que foi fundamental para a queda de desempenho, e também em resgatar a história do clube.

Autuori chegou ao Athletico na metade da temporada passada. (Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br)

Questionado sobre a quantidade de treinadores do Athletico em 2024, Autuori concorda que isso atrapalhou o desempenho da equipe. Passaram pelo Furacão no ano passado Juan Carlos Osorio, Cuca, Juca Antonello (interino), Martín Varini e Lucho González. À exceção do primeiro, todos trabalharam ao longo do Brasileirão.

+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!

Cheguei já na metade da temporada pra término, cinco treinadores é impensável... clube sofre demais com isso, quando começa a pensar que tá entendendo aquilo que você quer já vem outro, com ideia totalmente diferentes. Não há injustiça em determinadas situações”, comentou ele em entrevista ao Podcast Toca e Passa, do jornal O Globo.

Elogios ao Lucho González

O último comandante atleticano no ano foi Lucho González, que teve 14 jogos, sendo um pela Sul-Americana, para tentar salvar o Rubro-Negro. Foram apenas três vitórias, dois empates e nove derrotas. Apesar do mal desempenho, Autuori alegou que o argentino “fez um belo trabalho” por resgatar a essência do Athletico.

+Esquivel voltou ao Athletico após quatro meses. Veja como foi em comparação ao Fernando

“Especialmente no final, com o Lucho, que fez um belo trabalho… começou a colocar jogadores que estavam sem opção, novos, no caso do Felipinho, Belezi, João Cruz, que foi o caminho que o clube sempre trilhou”, destacou.

Athletico era “clube de bairro”

Ao comentar sobre o crescimento do Athletico, Autuori exaltou o Rubro-Negro como “exemplo no mundo”, destacando a presença de jovens jogadores.

+ Barbieri vê Athletico com boa atuação contra o Cuiabá, mas lamenta erros em tomada de decisão

“O clube cresceu absurdamente, é um case no mundo, em 25 anos deixou de ser um clube de bairro... tem um olhar muito profundo e delicado pra sua formação, abrindo espaço pra que esses jogadores bem formados jogasse na equipe de cima, gerando oxigênio e uma motivação em toda cadeia de futebol do clube”.

O ex-diretor técnico ainda ressaltou que o convite de Petraglia foi para resgatar justamente essa essência do Furacão.

Anunciado como técnico em equipe da Libertadores

Na última quinta-feira (17), Paulo Autuori foi anunciado como novo técnico do Sporting Cristal, equipe peruana que disputa a Libertadores. Ele já trabalhou lá, em 2003, quando conquistou o campeonato peruano.

+ Cada sócio do Athletico poderá levar dois acompanhantes no jogo com o CRB. Saiba quem pode participar

Autuori conhece bem o futebol peruano, pois além do Sporting Cristal, comandou o Alianza Lima e também a seleção peruana. Nos últimos trabalhos, por Coritiba e Athletico, ele apenas atuou nos bastidores, e a última equipe que treinou foi o Cruzeiro, em 2023.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

(Foto: Arquivo Pessoal)
Felipe Valente

Felipe Valente é especialista em matérias de Esporte, em especial trazendo informações sobre o que repercute na internet sobre times do Paraná, do Brasil e do Mundo.

Felipe Valente é especialista em matérias de Esporte, em especial trazendo informações sobre o que repercute na internet sobre times do Paraná, do Brasil e do Mundo.