O presidente do Conselho Administrativo do Athletico, Mario Celso Petraglia, divulgou uma carta aberta agradecendo pelo apoio da torcida na reta final da última edição do Brasileirão, mesmo com o decepcionante rebaixamento no ano do centenário do clube. Além disso, o dirigente prometeu que “vem aí a maior manifestação de Athleticanismo da nossa história”.

O presidente do Conselho Administrativo do Athletico, Mario Celso Petraglia, divulgou uma nota oficial agradecendo pelo apoio da torcida na reta final da última edição do Brasileirão, mesmo com o decepcionante rebaixamento no ano do centenário do clube. Além disso, o dirigente prometeu que "vem aí a maior manifestação de Athleticanismo da nossa história".
Presidente do Athletico divulgou carta aberta à torcida (Foto: José Tramontin//Athletico)

Petraglia recordou que está prestes a completar 30 anos no comando do clube e reafirmou que ao longo deste tempo o Athletico mudou bastante. “Quem viveu antes disso, sabe: não somos mais o mesmo clube. Mudamos nossa casa, o CT, nossa história e nosso patamar”, afirma.

Leia também:

Presidente afirma que futebol não é ciência exata

Na carta, o presidente destaca que “o futebol não é uma ciência exata” e que a queda para a Série B no ano de maior investimento em contratações da história do clube prova que “dinheiro não garante sucesso”.

Petraglia também agradece à torcida pelo apoio nos últimos jogos da temporada 2024, quando foi lançado o chamado pacto entre clube e torcedores. “Torcedor Athleticano, sua participação nos últimos jogos em casa mexeu com todos, inclusive comigo. 240 mil rubro-negros lutando pela nossa camisa, mesmo quando o time não correspondia em campo, foi um ato histórico”, comenta, antes de prometer que novidades virão em breve: “esse é o pacto. E ele continuará. Só que agora do tamanho da nossa torcida”.

Confira a carta na íntegra:

Saudações rubro-negras,

Estou prestes a completar 30 anos na liderança do Athletico Paranaense. Quem viveu antes disso, sabe: não somos mais o mesmo clube. Mudamos nossa casa, o CT, nossa história e nosso patamar.

Mas o futebol não é uma ciência exata. No centenário, fizemos o maior investimento da nossa história. E o resultado está aí para provar que dinheiro não garante sucesso.

Perder batalhas importantes também faz parte do jogo. Mas respeitar a derrota é diferente de aceitá-la. Nossa história prova isso.

Cheguei aos 80 anos de vida. E o tempo traz a noção de finitude. Por isso, estou aqui: para honrar o tempo que me resta. Chego, enfim, ao ponto central deste pronunciamento.

Torcedor Athleticano, Sua participação nos últimos jogos em casa mexeu com todos – inclusive comigo. 240 mil rubro-negros lutando pela nossa camisa, mesmo quando o time não correspondia em campo, foi um ato histórico.

Isso é sobre participar e pertencer. É sobre a atmosfera que podemos proporcionar a cada jogo – com segurança, com organização, mas também com coração. É sobre o que o Athleticanismo é capaz, sobretudo quando o clube oferece condições.

Esse é o pacto. E ele continuará. Só que agora do tamanho da nossa torcida. Vem aí a maior manifestação de Athleticanismo da nossa história.

Mario Celso Petraglia

Presidente do Conselho Administrativo

Quer mais notícias? Então clique aqui e acesse o RIC Esporte Clube!

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.