Curitiba - Com a queda para a Série B no ano passado, o Athletico precisou reformular completamente o elenco no início de 2025. Na sequência da temporada, precisou corrigir a rota com a ida ao mercado sul-americano e contratações estrangeiras, mas durante esses problemas no plantel, havia uma solução caseira: os piás do Caju.

No atual elenco do Furacão, estão quatro jogadores que ganharam espaço no profissional justamente neste ano, o zagueiro Arthur Dias, o lateral-esquerdo Léo Derik, o volante Diogo Riquelme e o meia Dudu Kogitzki, além de jogadores que já atuavam na equipe principal, como o goleiro Mycael e jogadores que até mesmo já saíram, mas que deixaram sua contribuição, como o lateral-direito Kauã Moraes, também alçado ao profissional ao longo do ano.
+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!
“Daqui a pouco está todo mundo do time do sub-20 jogando… Já tem bastante né? Eu sempre falo pros atletas: faça por merecer, trabalhe, espere tua oportunidade e fale dentro de campo”, disse o técnico Odair Hellmann, após a vitória contra o Novorizontino, por 2×1, no último sábado (30).
Decidindo jogos
Destes, atualmente Arthur Dias e Léo Derik foram titulares recentemente, mas todos vão virando opções para o treinador. Um dos exemplos de destaque da base rubro-negra nesta Série B é Dudu Kogitzki, que marcou contra o Paysandu. Apesar da equipe não ter conquistado a vitória, a presença do garoto da base foi fundamental para tentar mudar a postura em campo.
+ Dono do Cruzeiro dá indireta a Petraglia em apresentação de ex-Athletico: “Não roubamos”
Além dele, Kauã Moraes marcou diante do Brusque pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. O tento anotado pelo, agora, jogador do Cruzeiro, foi o único dos dois jogos do confronto e deu a classificação ao Furacão no torneio mata-mata.
Athletico tem quase um terço do elenco com jogadores da base
Apesar de ter mudado a filosofia em relação a jogadores da base, como por exemplo, deixar de usar os aspirantes no Campeonato Paranaense nos últimos anos e optar por contratações de jogadores estrangeiros e até mais experientes, o elenco rubro-negro conta com quase um terço de jogadores oriundos das categorias de base.
+ Torcedor que invadiu Athletico x Corinthians vai à polícia e explica decisão
Além dos atletas que subiram ao profissional e citados anteriormente, estão no elenco outras peças que iniciaram no Furacão ou vieram ainda para a base, como os goleiros Santos (ainda que de outra geração) Makysm, Matheus Soares e Carlos Eduardo, o zagueiro Belezi, o meia João Cruz e o atacante Renan Viana. No total, a base representa 29,7% do elenco do Athletico, composto por 37 atletas.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!