Ponta Grossa - Pés no chão e cabeça no lugar. Com esse pensamento que o Operário vai a campo neste sábado (29), quando recebe o Maringá, às 16h, no Germano Krüger, pela grande final do Campeonato Paranaense.

Bruno Pivetti fala em entrevista coletiva após primeira partida da final
Bruno Pivetti fala em entrevista coletiva antes de segundo jogo da final(Foto: André Johnson / Operário)

Como o primeiro jogo terminou empatado em 2×2, quem vencer em Ponta Grossa, fatura o título. Um novo empate leva a decisão para os pênaltis, algo que pode ser visto como positivo pelo lado do Fantasma.

+RicTV transmite finalíssima do Paranaense neste sábado (29)

Para chegar à decisão, o Operário passou por penalidades contra São Joseense, nas quartas de final, e Londrina, nas semifinais. Sem contar a classificação sobre o Humaitá, na primeira fase da Copa do Brasil.

Lado emocional vem sendo trabalhado para a decisão

Até por isso, o técnico Bruno Pivetti destaca o fator psicológico dos jogadores dentro de campo. O treinador ressaltou que ninguém está pensando em vantagem por jogar em casa, pediu humildade e falou em “controlar a ansiedade” para acabar com o jejum de dez anos sem conquistar o Paranaense.

+Quem são as esperanças de Operário e Maringá para a final do Paranaense?

No ponto de vista mental, é controlar a ansiedade. Nós encaramos cada partida como uma final, como sempre fizemos, agora nós temos que focar e estar 100% para o jogo”, apontou o comandante do Fantasma.

+ Torcida do Operário esgota ingressos para a final em dois dias

A euforia nunca passou pelo nosso grupo, a palavra de ordem aqui sempre foi humildade, e foi essa humildade que nos trouxe até aqui. Pessoalmente, a palavra da minha vida é humildade e os grupos que eu dirijo é da mesma forma”, completou ele.

Operário com dúvidas na escalação

Pivetti ainda tem dúvidas na escalação, por conta de três jogadores, os volantes Jacy e Neto Paraíba e o atacante Vinícius Mingotti, que se recuperam de lesões. Capitão da equipe, Jacy sequer atuou no Willie Davids na semana passada.

Neto Paraíba e Mingotti se recuperaram bem, tiveram um desconforto muscular, acredito eu que por conta da fadiga. Até pela sequência de jogos que nós tivemos. O Jacy ainda busca uma melhor recuperação, ainda existe uma dúvida se vai iniciar a partida, se vai conseguir ficar no banco ou se não vai ter condições de estar convocado” disse o treinador.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Matheus Afonso

Matheus Afonso é jornalista esportivo, com experiência em clube de futebol, rádio, TV e portal, no grupo RIC desde o início de 2025. Especialista em matérias com informações sobre 'onde assistir' aos jogos dos times do Paraná, do Brasil e do Mundo.

Matheus Afonso é jornalista esportivo, com experiência em clube de futebol, rádio, TV e portal, no grupo RIC desde o início de 2025. Especialista em matérias com informações sobre 'onde assistir' aos jogos dos times do Paraná, do Brasil e do Mundo.