Por meio de videoconferência, Vanderlei Luxemburgo conversou com jornalistas na manhã desta quarta-feira. Cauteloso com a pandemia de covid-19, o técnico do Palmeiras praticamente colocou o futebol em segundo plano e revelou um alerta a seu elenco.
“As pessoas estão muito preocupadas com o futebol, como se o futebol movesse o mundo. A preocupação de todo cidadão é com a pandemia. É um momento de saúde, com óbitos de pessoas. Essa é a preocupação que todos devem ter, na busca de um caminho para acabar com o vírus”, disse Luxemburgo.
Durante o período de paralisação das atividades causado pela pandemia, o treinador de 67 anos procurou manter contato constante com o elenco por meio do telefone celular. Preocupado, o experiente Vanderlei Luxemburgo aproveitou para alertar seus jogadores.
“Estão todos pensando em pessoas do grupo de risco, os mais velhos e com doenças pré-existentes. Eu virei para eles e falei: ‘Rapaziada, os que têm filhos mais jovens, procurem orientá-los e não deixar brincar em lugares perigosos. Se tiver que ir ao hospital agora, há risco de contaminação pelo vírus’”, contou.
Vanderlei Luxemburgo evitou falar sobre as diversas hipóteses cogitadas em relação ao futebol e reiterou que o Palmeiras retomará suas atividades apenas com o aval das autoridades sanitárias, cumprindo a ideia defendida pelo presidente Maurício Galiotte.
Impossibilitado de frequentar a Academia de Futebol, o elenco palmeirense vem realizando treinamentos à distância. Por meio de transmissão em vídeo, os jogadores recebem orientações dos preparadores físicos sobre os exercícios e são devidamente monitorados.