Gustavo Carmo já é, por si só, um vencedor. Se não conseguiu vingar na carreira de jogador, quebra a barreira do preconceito ao ser um dos poucos presidentes negros que atuam em clubes das quatro primeiras divisões do futebol brasileiro. Comandante do Cianorte, ele não se resume apenas a ser um “parça” de astros como Neymar e Lamine Yamal, mas sim um dirigente de sucesso.

Gustavo Carmo foi campeão da Taça FPF neste ano. (Foto: Arquivo/Cianorte FC SAF)

Campeão da Taça FPF há poucos dias com o Leão do Vale, Gustavo Carmo tem motivos de sobra para terminar a temporada de 2025 orgulhoso. A conquista da taça, que possibilita a entrada na recém-criada Copa Sul-Sudeste não anula também as participações na Série D, no Paranaense e na Copa do Brasil em 2026.

+ Levir Culpi é homenageado na Câmara de Curitiba

E, se tratando de divisão nacional, por pouco não houve a ida para a Série C. Na quarta divisão deste ano, o Cianorte chegou até as quartas de final e perdeu o acesso ao ser derrotado pelo Barra-SC. Ainda assim, a temporada histórica já é considerada uma das mais bem sucedidas da história do Leão do Vale.

Consolidação da SAF e inspiração no Mirassol: Gustavo Carmo revela objetivos no Cianorte

Fundado em 2002, o Cianorte viu a sua vida ser completamente transformada em 2022. Ainda na gestão do antigo presidente Lucas Franzato, o Leão do Vale vendeu 70% de sua SAF para um grupo de investidores coreanos. Foi nesta transformação que Gustavo Carmo, inclusive, chegou ao clube após passagem pelo Maringá. Para o dirigente, o investimento já trouxe grandes resultados para o clube.

+ Cianorte faz quatro em cima do Azuriz e conquista a Taça FPF

O Cianorte é SAF desde 2022, fizemos uma reestruturação importante. Melhoramos a nossa estrutura. O Cianorte está crescendo muito e, no esportivo, há uma evolução no rendimento. Se for pegar até mesmo em contratações, temos tido mais capacidade de investimento o que nos faz, por óbvio, brigar pelo acesso para a Série C. Ficamos perto de conseguir isso neste ano e vamos buscar esse propósito em 2026 novamente. Eu, particularmente, tenho um sonho: vejo o Mirassol na Série A e tenho muito interesse em fazer, no Cianorte, um projeto similar“.

O sucesso da temporada de 2025, porém, já impacta no planejamento a ser feito para 2026. Com a reformulação do calendário feita pela CBF, Gustavo admitiu que a preparação do Cianorte está atrás das dos adversários, especialmente os do Campeonato Paranaense.

Estamos um pouco atrasados mas muito por conta do fato de termos chego até a final da Taça FPF. Temos a ideia de manter grande parte do grupo e trazer, no máximo, três jogadores. Buscamos essa sequência, sabemos que temos condições de brigar pelos títulos. Se você for pensar no Campeonato Paranaense mesmo. O nível da competição cresceu muito, está cada vez mais difícil. Clubes como Athletico e Coritiba, que estão na Série A, normalmente começam com times alternativos, mas depois… vem com o que tem de melhor. O interior, com Londrina, Maringá e Operário também está muito forte. A gente sabe da dificuldade que teremos no estadual mas vamos pra competir.

“Parça” de Neymar, presidente do Cianorte defende o amigo: “O futebol mundial precisa dele”

Gustavo Carmo foi um menino que, assim como outros milhões espalhados pelo Brasil, sonhou, um dia, em ser jogador profissional. Na base, teve a honra de vestir a pesada camisa do Santos que, em seu celeiro de craques, revelou grandes jogadores: Pelé, Coutinho, Pepe, Robinho, Ganso e… Neymar. Ídolo de uma geração, o astro do Peixe foi elogiado pelo mandatário do time paranaense.

+ Federação divulga tabela do Paranaense 2026. Veja os confrontos

Neymar é um grande amigo. Vivi momentos históricos com ele e tive a chance de ver, de perto, as grandes conquistas da carreira dele. Ele é uma pessoa espetacular. Mesmo com essa lesão que teve no joelho, ele tem jogado bem e ajudado o Santos. O futebol mundial precisa do Neymar que, tenho certeza, se fosse conhecido internamente duas ou três vezes mais do que ele já é, seria ainda mais admirado”, destacou.

A lesão citada por Gustavo não impediu que Neymar entrasse em campo ajudasse o Santos a vencer o Sport, na Vila Belmiro, na última sexta-feira (28). O triunfo por 3×0, que teve um gol e uma assistência de Ney, ajudou o time paulista na luta contra o rebaixamento para a Série B.

Cianorte se prepara para o Campeonato Paranaense; Leão quer título inédito

O Cianorte estreia no Campeonato Paranaense no dia 7 de janeiro, no Albino Turbay, em jogo contra o Maringá, atual vice-campeão. O estadual, que irá até março, terá transmissão da RIC Record.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui