A temporada vitoriosa do Palmeiras em 2020 teve ampla participação dos atletas jovens. De acordo com o presidente Maurício Galiotte, o investimento na base é um dos focos de sua gestão, e a expectativa é que o clube tenha mais frutos nos próximos anos.
Em entrevista ao TNT Sports, Galiotte explicou a mudança de estratégia no Alviverde na última temporada. Anteriormente, a prioridade estava nas contratações. Agora, o objetivo é ter cada vez mais Crias da Academia no elenco principal.
“A gente mudou a estratégia. Contratamos menos, de forma pontual e promovemos vários garotos da base, porque tínhamos um trabalho na base há algum tempo, com garotos que mereciam oportunidades. Nós tínhamos qualidade. Por isso mudamos com convicção. Na época dei entrevista falando que o Palmeiras iria mudar. Deu muito certo, para a alegria do torcedor, dos dirigentes, de todos nós palmeirenses”, explicou.
O presidente do Palmeiras também destacou a importância do investimento na estrutura e profissionalização das categorias de base. Para ele, este é um projeto para ser mantido nas próximas gestões.
“A nossa ideia é que tenhamos 30% de atletas da base no elenco profissional. Se tem uma coisa que eu gostaria de deixar como legado, é que isso fosse mantido. Tem várias coisas envolvidas. Primeiro, o nível de investimento, você investe muito mais na base, corre riscos também, mas são riscos menores. O nível de investimento que estamos fazendo em termos de estrutura, de profissionalização, de conceitos para a gente ter uma base vitoriosa, é muito grande. Para o futuro do clube, é um caminho muito promissor, o ideal. Eu acredito muito, por isso investi muito, praticamente dediquei os meus quatro anos ali. A gente queria muito que o trabalho da base desse os frutos que estão dando neste momento”, afirmou.
“O Palmeiras nos últimos anos foi o clube que mais cedeu jogadores de base à Seleção Brasileira. Foi o clube que ganhou muitos títulos na base. Naturalmente é o clube que está revelando. Não podemos perder essa sequência. Se a gente continua investindo, acreditando neste trabalho, vamos sempre ter bons recursos na base”, concluiu Galiotte.