O Campeonato Paulista volta nesta quarta-feira já com um clássico. Corinthians e Palmeiras se enfrentam às 21h30 (de Brasília), na Arena de Itaquera, pela 11ª rodada, a primeira após a paralisação do futebol devido à pandemia do novo coronavírus. E o Derby coloca frente a frente o experiente Vanderlei Luxemburgo contra o pressionado Tiago Nunes.
O técnico do Timão chegou ao clube no início do ano como o nome certo para implementar um estilo de jogo ofensivo após a saída de Fabio Carille. Contudo, os primeiros meses de trabalho não foram dos melhores: a equipe alvinegra somou apenas quatro vitórias, cinco empates e cinco derrotas, com 40,5% de aproveitamento.
Logo no mês de fevereiro, o Corinthians acabou sendo eliminado da Copa Libertadores para o modesto Guaraní, do Paraguai, na fase preliminar. No Campeonato Paulista, a situação não está muito melhor, já que o Timão ocupa a terceira colocação do Grupo D, com 11 pontos, e corre grande risco de não avançar ao mata-mata.
Antes de o futebol ser paralisado, comentários indicavam que havia a possibilidade de o Derby derrubar Tiago Nunes por causa da pressão que causaria ser eliminado em casa, contra o arquirrival e com uma campanha abaixo do esperado. E a pausa foi importante para o comandante, que admitiu ter aproveitado o tempo para observar erros e entender melhor o ambiente do Corinthians.
Com isso, o treinador chega ao clássico com a oportunidade de ter um recomeço, mas também com a necessidade de mostrar resultados. Caso dê uma resposta positiva, ele pode mudar completamente sua situação pessoal, mostrando sua capacidade para ser o técnico do Timão e ganhando mais confiança entre os torcedores.
Vanderlei Luxemburgo, por sua vez, via sua equipe evoluir antes da parada. De volta ao Palmeiras depois de realizar um bom trabalho no Vasco, o treinador venceu oito partidas, empatou cinco e perdeu apenas uma, totalizando um aproveitamento de 69% em 2020.
O Verdão está confortável nas duas competições já iniciadas. Na Libertadores, o clube ocupa a liderança do Grupo B com seis pontos conquistados em dois jogos. Já no Paulistão, o time alviverde está no segundo lugar de sua chave, com os mesmos 19 pontos do primeiro colocado Santo André.
O estadual, inclusive, é o principal objetivo dos palestrinos nesse início de ano, segundo o técnico. O título não é conquistado pela equipe alviverde desde 2008, quando o Palmeiras derrotou a Ponte Preta na final. Na ocasião, o comandante era justamente Luxa.
O treinador palmeirense terá que pensar em alternativas para o restante da temporada, já que não terá o atacante Dudu, confirmado no Al Duhail, do Catar. Diagnosticado com covid-19 no início do mês de julho, Luxemburgo se recuperou a tempo de comandar os últimos treinos do Palmeiras antes do Derby decisivo.