
Mmedida segue tendências semelhantes adotadas em São Paulo e Minas Gerais
Um projeto-piloto prevê que todos os jogos de futebol em Curitiba sejam realizados com torcida única. A proposta é do Ministério Público do Paraná, com o apoio da Polícia Militar e da Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe).
De acordo com o projeto, a torcida única será aplicada tanto em clássicos quanto em partidas envolvendo outros times. A ideia é reduzir a violência nos dias de jogo na capital paranaense e diminuir o uso do efetivo policial destacado para as partidas.
A medida segue tendências semelhantes adotadas em São Paulo e Minas Gerais. Dados da Promotoria de Justiça do Consumidor da Capital mostram que em São Paulo houve redução em 31% do efetivo do Batalhão de Choque e 15% do efetivo externo da Polícia Militar, necessários nos dias de partida, a diminuição em 65% do total de escoltas realizadas para o acompanhamento das torcidas e o aumento em 23% do público presente nos jogos.
No domingo (6), um torcedor morreu em Campinas, apesar do clássico entre Guarani e Ponte Preta ter ocorrido com torcida única. Ainda de acordo com o MP, a iniciativa pode atrair a presença de pessoas que deixaram de frequentar estádios com medo da violência.
Leia também: Veja o caminho dos adversários do Brasil na fase de grupos até a Copa
Clubes
A proposta ainda não é aceita com unanimidade entre os três principais clubes do estado. De acordo com o promotor Maximiliano Ribeiro Deliberador, o Atlético Paranaense aceitou a medida e será utilizado como laboratório. Já o Coritiba está receoso com a torcida única. O Paraná Clube, por sua vez, ainda vai avaliar a aplicação da proposta. “Tudo está sendo na base do convencimento. Não há imposição, nem um projeto fechado”, esclarece.
Teste
O primeiro teste com torcida única pode ser que ocorra na partida entre Atlético Paranaense e Cruzeiro, no dia 16 de maio, pela Copa do Brasil. Uma reunião será realizada na sexta-feira (11) para debater os detalhes e viabilizar a proposta.