Curitiba - Um dos destaques da reta final do Athletico na Série B, o meia João Cruz deu a volta por cima ao longo da temporada. Depois de ficar alguns jogos sem entrar em campo, foi fundamental no acesso ao marcar gols nas duas últimas vitórias, no 2×1 sobre a Ferroviária e 1×0 no América-MG.

Em um balanço, o atleta destacou os pontos positivos e negativos do clube em 2025 e também projetou a próxima temporada., além de revelar a “mentoria” que recebeu de Fernandinho.
+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!
Ao longo da temporada, o Furacão passou por dificuldades antes da arrancada rumo ao acesso à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. João Cruz participou de 16 jogos da Série B, sendo apenas quatro como titular, mas brilhou fazendo o gol do acesso. Só que foi outro gol que ficou marcado para ele.
+ Athletico tenta trazer zagueiro campeão da Libertadores e Brasileiro pelo Botafogo
“Desde o começo a gente sabia que ia ser um ano bem desafiador e a Série B é um campeonato que não é nada fácil. Então, poder estar hoje em dezembro com a temporada encerrada com acesso pra Série A traz alegria pra gente, né?”, disse em entrevista ao Furacast, podcast oficial do Athletico.
“O mais especial assim, nem só pela forma que foi, mas por por a gente ter mostrado e visto um no outro a união e a confiança que todo mundo tinha ali. Tive a oportunidade de bater aquela falta, fazer aquele gol, porque para mim foi muito importante”, relembrou, citando a partida contra a Locomotiva.
Mentoria de Fernandinho
Criado na base do Athletico, João Cruz teve a oportunidade de atuar ao lado de uma das principais revelações da história rubro-negra. O meia Fernandinho jogou com o jovem no ano passado e deixou alguns ensinamentos, que João carrega com ele até hoje.
+ De olho em 2026, Athletico busca contratações, mas foca em três volantes
“Um cara que me ajudou muito e até hoje me ajuda bastante é o Fernandinho (…) Muito das coisas que eu aprendi no futebol mais velho já, muito das coisas que eu tive como experiência agora, foi ele que me passava. Nos jogos também falava: ‘Pô, para de correr, moleque. Fica aqui do meu lado’. Aí ele falava: ‘Vai agora, vai’. Aí eu ia, aí volta, aí eu voltava”, contou.
O Athletico em 2026
Com o retorno à elite do futebol brasileiro, João Cruz projeta um ano difícil para o Furacão. O jogador disputa a vaga no meio-campo, setor que teve muitas mudanças ao longo de 2025.
“Meu objetivo principal, assim, coletivamente, é estar ao máximo dentro do campo, podendo ajudar o Athletico a ter os melhores resultados possíveis, tanto em Campeonato Paranaense como no Brasileiro, porque para mim o que me deixa feliz é tá fazendo isso”, projetou.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.