Curitiba - O Athletico chega à reta final da Série B de 2025 em um momento decisivo. Com 48 pontos em 30 rodada, o Rubro-Negro precisa de um aproveitamento de cerca de 67% nas oito partidas restantes para confirmar o retorno à elite do futebol brasileiro.

O cálculo leva em conta a média histórica de pontuação necessária para o acesso — entre 63 e 65 pontos. Dessa forma, o Furacão precisa somar de 15 a 17 pontos na sequência final, o equivalente a cinco vitórias e um empate, para não depender de tropeços dos adversários diretos.
+ Confira todas as notícias do Athletico no RIC.com.br!
A tabela atleticana reserva quatro jogos na Arena da Baixada e quatro fora de casa. Em Curitiba, o time enfrenta Avaí, Amazonas, Volta Redonda e América-MG, duelos considerados obrigatórios para somar 12 pontos. Fora de seus domínios, os desafios serão maiores: Remo, Coritiba, Goiás e Ferroviária.
+ Para Paulo Miranda, legado de Mattos no Athletico foi fundamental para o rebaixamento
Entre esses compromissos, os confrontos diretos contra Coxa e Esmeraldino aparecem como determinantes. O clássico Atletiba, marcado para o dia 19 de outubro, e o duelo no Serrinha, em 1º de novembro, podem definir o destino do Athletico na competição.
Agenda dos últimos jogos do Athletico na Série B 2025
- Remo x Athletico (F) — Quinta-feira (9/10), às 21h35 – Estádio Baenão (Belém)
- Athletico x Avaí (C) — Terça-feira (14/10), às 21h30 – Arena da Baixada
- Coritiba x Athletico (F) — Domingo (19/10), às 18h30 – Couto Pereira
- Athletico x Amazonas FC (C) — Segunda-feira (27/10), às 21h30 – Arena da Baixada
- Goiás x Athletico (F) — Sábado (1/11), às 16h – Estádio da Serrinha
- Athletico x Volta Redonda (C) — Sábado (8/11), às 18h30 – Arena da Baixada
- Ferroviária x Athletico (F) — Sexta-feira (14/11), horário a confirmar – Fonte Luminosa (Araraquara)
- Athletico x América-MG (C) — Sábado (22/11), horário a confirmar – Arena da Baixada
A sequência decisiva começa nesta quinta-feira (9), diante do Remo, em Belém, e pode marcar o início da arrancada final rumo ao acesso.
Caminhos para o Athletico na Série B
De acordo com dados do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Athletico tem 57,1% de chances de subir para a Série A. Logo atrás aparece a Chapecoense, com 38,7%.
+ Athletico vê jogo contra o Remo virar decisão em briga embolada pelo G4
A projeção indica que o Furacão precisa manter o aproveitamento de 67% nos jogos restantes para alcançar a pontuação considerada segura — 64 pontos — e assegurar o retorno à elite em 2026.
+ Athletico faz promoção de ingressos para os últimos jogos em casa no ano; veja valores
Traduzindo em resultados, o time alcançaria esse desempenho com cinco vitórias e um empate. Um cenário mais irregular, com três vitórias e dois empates (59 pontos), colocaria o Athletico em situação de risco, dependendo de tropeços de Chapecoense e Novorizontino.
Para não ver o acesso escapar, o Rubro-Negro precisa evitar tropeços dentro de casa e derrotas em confrontos diretos. Além disso, empates em excesso podem ser fatais — três ou mais resultados iguais deixariam a equipe abaixo da linha de corte.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!