Oficialmente criado em meados do século XIX, na Inglaterra, o futebol moderno é atualmente o esporte mais popular do mundo. De acordo com dados da Federação Internacional de Futebol (Fifa), o futebol conta com cerca de 3,5 bilhões de fãs e 250 milhões de praticantes em mais de 200 países. A entidade, aliás, tem mais países-membros do que a Organização das Nações Unidas (ONU): 211 contra 193. Isso porque a Fifa admite algumas federações nacionais de países que ainda não são formalmente reconhecidos pela ONU.

Vini JR. em jogo da Seleção Brasileira
Esporte de origem inglesa, futebol virou paixão no Brasil (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

No Brasil, o futebol é considerado o esporte nacional. Conforme um levantamento do Ministério do Esporte, mais de 15 milhões jogam futebol no país. Isso representa quase 40% do número de praticantes de esportes no território nacional.

Em terras brasileiras, o primeiro jogo “oficial” foi registrado em 1895, pouco tempo após Charles Miller trazer algumas bolas e um livro de regras diretamente da Inglaterra.

A oficialização do futebol na Inglaterra

Desde a Idade Média já existiam jogos populares na Inglaterra nos quais utilizavam‑se essencialmente os pés para conduzir uma bola, mas sem regras unificadas.

ilustração de um jogo de futebol nos primórdios do esporte
Antes da unificação, as regras variavam entre as escolas e universidades inglesas (Foto: Reprodução/Portal R7)

Em 1863, para pôr fim às divergências entre escolas e clubes, foi fundada em Londres a Football Association (FA), estabelecendo o primeiro código oficial de regras do futebol moderno.

Ao longo das décadas seguintes, o esporte ganhou público cativo, com competições organizadas e torcedores presentes em estádios, criando o espetáculo futebolístico tal como conhecemos hoje.

A paixão global pelo futebol

Graças à influência cultural e comercial do Império Britânico e à simplicidade dos seus equipamentos, o futebol se espalhou rapidamente pelo mundo no final do século XIX e início do XX.

ilustração de um jogo de futebol nos primórdios do esporte
Britânicos difundiram o futebol ao redor do mundo (Ilustração: Reprodução/Portal R7/EuroClio)

Atualmente, estima‑se que existam 250 milhões de jogadores ativos em mais de 200 países e territórios, tornando-o o esporte mais praticado do planeta.

Em 2025, a modalidade conta com cerca de 3,5 bilhões de fãs, que acompanham jogos em estádios, pela televisão ou em plataformas digitais.

Para celebrar seu impacto social e cultural, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 25 de maio como o Dia Mundial do Futebol, reconhecendo seu papel na promoção da inclusão, da paz e da cooperação global

O futebol chega ao Brasil

As primeiras menções ao futebol em território brasileiro remontam a 1875, em registros de jogos na cidade de Curitiba, praticados por ingleses residentes na região. No entanto, essas partidas não são oficialmente reconhecidas, até por seu caráter informal.

Assim, o marco fundador do futebol nacional é creditado a Charles William Miller. Filho de pais ingleses, Charles nasceu em São Paulo, em 1874. Mas foi ainda criança para Southampton, na Inglaterra, onde assimilou a cultura e as regras do futebol.

Em 1894, Miller regressou ao Brasil trazendo duas bolas, uma bomba para encher os equipamentos, suas chuteiras e um exemplar do regulamento da FA, iniciando aulas e partidas demonstrativas em São Paulo.

O primeiro jogo oficial no Brasil

time de futebol do SPAC (São Paulo Athletic Club), com Charles MIller
Charles Miller (com a bola) é considerado o “criador” do futebol no Brasil (Foto: Reprodução/Charles Miller: o pai do futebol brasileiro/John Mills)

Além disso, ele trouxe uniformes e um manual de regras que serviram de base para os primeiros jogos organizados. Sob a liderança de Miller, o primeiro jogo organizado, com regras e súmula oficiais, ocorreu no dia 14 de abril de 1895 em São Paulo, envolvendo funcionários da Companhia de Gás e ferroviários da São Paulo Railway. 

Pouco depois, o pioneiro fundou o São Paulo Athletic Club (SPAC) e, em 1901, ajudou a criar a Liga Paulista de Foot‑Ball, embrião do atual Campeonato Paulista.

Legado e consolidação da paixão nacional

Graças à iniciativa de pioneiros como Charles Miller e ao entusiasmo das classes abastadas, o futebol se difundiu rapidamente entre clubes sociais e instituições escolares, perdendo seu caráter inicialmente elitista.

Ao longo do século XX, no entanto, o esporte tornou‑se cada vez mais popular, incorporando jogadores de diferentes origens. Assim, tornou‑se uma expressão de identidade nacional e um dos principais motores culturais do Brasil.

Cafu com o troféu da Copa do Mundo de 2002
Brasil é o maior vencedor da história da Copa do Mundo (Foto: reprodução/Fifa)

Desde então, os craques brasileiros ultrapassaram fronteiras e a Seleção Brasileira se consolidou como uma das principais do mundo. Não por acaso é a maior vencedora de Copas do Mundo, com cinco conquistas.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.