A rivalidade entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi é considerada a maior da história do futebol. Isso porque em nenhum outro momento da história do futebol dois craques disputaram palmo a palmo a preferência dos fãs ao longo de tanto tempo. Durante mais de uma década, os dois dominaram as discussões sobre quem seria o maior jogador do mundo.

Embora o debate envolva estilos de jogo, carisma e preferências pessoais, os números e conquistas de cada um ajudam a lançar luz sobre essa disputa histórica. As estatísticas detalhadas de gols, títulos e prêmios individuais podem até não responder à pergunta que movimenta torcedores de todo o planeta, mas servem como um bom ponto de partida para a comparação.
Craques somam centenas de gols nas carreiras
Quando o assunto é o número de gols marcados, Cristiano Ronaldo leva vantagem no total absoluto. Até abril de 2025, o português soma 884 gols em jogos oficiais por clubes e seleção principal, enquanto Messi tem 831 gols no mesmo critério.
Gols por competição
Cristiano Ronaldo

- Liga dos Campeões da UEFA: 140 gols
- Campeonatos nacionais (liga): 517 gols
- Copas nacionais (Taças e Supertaças): 60 gols
- Seleção Portuguesa: 128 gols
- Outros torneios internacionais (Mundial de Clubes, UEFA Super Cup): 39 gols
Lionel Messi
- Liga dos Campeões da UEFA: 129 gols
- Campeonatos nacionais (liga): 496 gols
- Copas nacionais (Taças e Supertaças): 58 gols
- Seleção Argentina: 106 gols
- Outros torneios internacionais: 42 gols
Messi tem uma média de gols por jogo ligeiramente superior à de Cristiano. Enquanto o argentino mantém média de 0,79 gols por partida, o português tem média de 0,73.
Títulos: uma coleção de troféus

Nos quesitos coletivos, os dois também acumulam uma impressionante quantidade de títulos. Messi e Cristiano venceram em diversos clubes e também por suas seleções, mas o argentino leva vantagem no número total.
Lionel Messi – 44 títulos
- FC Barcelona: 10 La Ligas, 7 Copas do Rei, 8 Supercopas da Espanha, 4 Liga dos Campeões, 3 Supertaças da UEFA, 3 Mundiais de Clubes
- Paris Saint-Germain: 2 Campeonatos Franceses, 1 Supercopa da França
- Inter Miami: 1 Leagues Cup
- Seleção Argentina: 1 Copa do Mundo (2022), 1 Copa América (2021), 1 Finalíssima (2022), 1 Ouro Olímpico (2008), 1 Mundial Sub-20 (2005)
Cristiano Ronaldo – 35 títulos

- Manchester United: 3 Premier Leagues, 1 FA Cup, 2 Copas da Liga, 2 Supercopas da Inglaterra, 1 Liga dos Campeões, 1 Mundial de Clubes
- Real Madrid: 2 La Ligas, 2 Copas do Rei, 2 Supercopas da Espanha, 4 Liga dos Campeões, 3 Supertaças da UEFA, 3 Mundiais de Clubes
- Juventus: 2 Serie A, 2 Supercopas da Itália, 1 Copa da Itália
- Al-Nassr: 1 Campeonato Árabe de Clubes
- Seleção Portuguesa: 1 Eurocopa (2016), 1 Liga das Nações (2019)
Apesar da vantagem numérica de Messi, Ronaldo possui conquistas em quatro países diferentes (Inglaterra, Espanha, Itália e Arábia Saudita), o que muitos consideram um ponto favorável por demonstrar adaptação a diferentes contextos.
Bola de Ouro: supremacia argentina
A premiação da Bola de Ouro, concedida pela revista France Football, é uma das mais importantes do futebol mundial e serve como indicador do melhor jogador da temporada. Entre 2010 e 2015 o prêmio foi concedido em conjunto com a Fifa.
Lionel Messi conquistou 8 Bolas de Ouro, nos anos de 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019, 2021 e 2023.
Já Cristiano Ronaldo possui 5 Bolas de Ouro, ganhas nos anos de 2008, 2013, 2014, 2016 e 2017.
Estilos diferentes
Messi é reconhecido por seu estilo de jogo baseado em dribles curtos, visão de jogo e controle de bola que já levou os fãs a afirmar que ele é de “outro planeta”. Atuando majoritariamente como meia-atacante, ele contribui tanto com gols quanto com assistências.

Cristiano Ronaldo, por outro lado, é um finalizador nato. Sua força física, impulsão, posicionamento e capacidade aérea o tornam um dos atacantes mais completos da história. Ao longo da carreira, ele evoluiu de ponta veloz para centroavante decisivo.
Assim, a rivalidade entre Messi e Cristiano Ronaldo vai além dos números. Ambos redefiniram padrões de excelência e quebraram recordes em uma era dourada do futebol.
Se o critério for número de gols totais, Cristiano Ronaldo é o líder. Se o peso for títulos e prêmios individuais, Messi tem uma ligeira vantagem. Em termos de impacto global, influência e consistência, ambos são incomparáveis. No fim das contas, a resposta para quem é o melhor talvez seja subjetiva. Quem gosta de futebol deve agradecer pelo privilégio de acompanhar dois gigantes em ação ao mesmo tempo, sem se perder em comparações.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui